[Cevtrein-L] Periodização

To: cevtrein-l@xxxxxxxxxx
Subject: [Cevtrein-L] Periodização
From: Moraes & Camila <lcmoraes@xxxxxxxxxxxxxxxx>
Date: Sat, 16 Dec 2000 20:32:33 -0200
Amigo Carlos!
O risco de cair na "mesmice" e a atividade se tornar uma coisa chata
levando a um destreinamento, me referi à acomodação citada por Zatsiorsky
na página 25 no livro Ciência e Prática do Treinamento de Força.
"Se os atletas empregam um mesmo exercício, com a mesma sobrecarga de
treinamento, em um período muito longo, existe um decréscimo dos ganhos de
desempenho, esta é uma manifestação da lei biológica."
Você sabe que no meu caso, não me apego apenas à literatura e costumo
comparar a mesma com a minha vida prática em academia a nas pistas. Por
isso, volto a opinar. Sou favorável à periodização seja ela para curto,
médio ou longo prazo. Mesmo em academia numa ginástica localizada com grupo
heterogêneo não dá para montar uma aula na base da improvisação e muito
menos do "achismo". Plano de aula envolve periodização, ou não?
Bom, de qualquer forma continuo aberto a discussão.
Desculpe a demora na resposta. É que estou de férias e estou respondendo
pelo endereço de casa e não do trabalho.
Obrigado pela sua opinião. Ela é sempre bem vinda.
Um grande abraço
Moraes
  • [Cevtrein-L] Periodização, Moraes & Camila <=