Com saber se o atleta está em carência de minerais e vitaminas ?

To: Lista de Nutrição <cevnutri-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Subject: Com saber se o atleta está em carência de minerais e vitaminas ?
From: António Graça <antoniograca@xxxxxxxxxx>
Date: Thu, 31 Oct 2002 13:31:56 -0000
Olá

Não sei se a questão que coloco é para ser abordada nesta lista. Sou treinador de atletismo (exclusivamente de meio-fundistas) e os meus atletas fazem análises com uma certa regularidade (3 em 3 meses). Mas há parâmetros que eu gostava de saber como saber se o atleta está em carência ou não. Não me refiro às questões hematológicas. Refiro-me às vitaminas e aos minerais. Por exemplo: se um atleta estiver numa fase bastante sobrecarregada do treino poderá ocorrer rabdomiólise. Neste caso como poderemos saber se a os níveis altos de (por exemplo) magnésio presente no plasma é resultante de uma boa ingestão ricos em magnésio ou se é resultado da rabdomiólise. Perante a situação de rabdomiólise, além do magnésio temos outroselementos que poderão extravasar da célula muscular induzindo em erro o analista(neste caso o treinador) de modo que não sei se o atleta tem ou não carênciade determinados elementos.
Espero receber o vosso feedback.

Cumprimentos de,
António Graça
  • Com saber se o atleta está em carência de minerais e vitaminas ?, António Graça <=