Re: [cevnutri-L] hiperhipoproteinemia

To: <cevnutri-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Subject: Re: [cevnutri-L] hiperhipoproteinemia
From: "Paulo Azevedo" <paulopersonal@xxxxxxxxxx>
Date: Mon, 7 Oct 2002 00:23:13 -0300
Olá Sanderson,
acontece que há uma controvérsia ai, pois hiper está associado aalgo acima dos valores normais (padrão de alguma coisa; Já hipo está relacionado a algo abaixo dos valores normais).
Creio que o que vc procura seja algo relacionado a hiperlipidemia, queé a designação dada a um maior nível de lipídeos no sangue, que é um fator determinante no processo de desencadeamento de aterosclerose.
O colesterol e os trigliceridios são dois lipídios que circulam através da combinação com proteínas carreadoras, por isso são chamadas de lipoproteínas, e o excesso dessas lipoproteínas causa a hiperlipoproteinemia.
Níveis elevados de lipoproteínas de alta densidade (HDL) estão associados a um menor risco de cardiopatia. Em contrapartida, níveis elevados de lipoproteínas de baixa densidade (VLDL, LDL) representam maior risco de doença cardíaca coronariana.
De uma pesquisada em sites de busca da internet, pois esse é um assunto bastante estudado, e não será difícil encontrar referencias.

Saudações,
Paulo Azevedo.