Re: [cevmusc-L] duvidas

To: <cevmusc-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Subject: Re: [cevmusc-L] duvidas
From: "Ellen MIL Morales" <ellen_mil@xxxxxxxxxxx>
Date: Wed, 30 Apr 2003 00:39:37 -0400
Duvidas para Ricardo:
Qual obetivo do seu aluno de 15 anos à iniciação a pratica de exercicios
resistidos? somente HIPERTROFIA?
Referencial para calculos de densidade e percentis da composição corporal
púberes e pré púberes:
COMPOSIÇÃO CORPORAL Teoria e pratica de Roberto Feranades da Costa. pode de tar
um caminho...
e ainda....
Em relação ao "O treinamento aeróbio (80% VO2) com finalidades de emagracimento
pode ser feito todos os dias após a musculação"....você precisa saber quais a
condições de aptidão do seu aluno, mesmo valor relativo em percentil pode ser
'um tiro no escuro' sua aplicação. Um dos melhores meio é avaliando seu aluno.
Ana Cristina
Desculpe-me, mas gostaria me especificasse em qual obra você verifica o
'fechamento dos discos epifisarios mais cedo é uma questão fisiologica', pois a
referência que você mencionou ( Fundamentos do treinamento de Força Muscular
Fleck, S. J.; Kraemer, W. J.) relata sobre a possibilidadede lesões em nível de
fratura às "placas epifisárias" e que "dano a esta cartilagem pode produzir uma
superficie articular irregular e consequentemente dor durante o movimneto da
articulação"... , mas citado na mesma bibliografia a você conferida, relata que
'' As lesões agudasdo sistema esquelético, tais como danos à cartilagem de
crescimento oufraturas ósseas, são raras durante treinamento com pesos",
A incidência de fratura no estirão de crescimento ocore entre meninos entre 12
a 14 anos e meninas de 10 a 13 anos ( Blimkie,1993)... outras variaveis que
incide reptidamente na maioria das pesquisas em relação à fraturas e lesões em
pre puberes são: stress fisico (overuse) em treinamento esportivos como
baisebol e técnica de execução não adequada.

Eu acredito que hoje podemos desenvolver qualquer capacidade ou potencialidade
a partir de estudos e desenvolvimento de metodos adaptados e atualizados além
do mais, qualquer profissional educador físico para exercer suaprofissão com
ética deve ter consciência de todos os principios basicos do treinamento e
fisiologia e saber adapta-lo e educar seu aluno para atingir sua meta, por meio
de objetivos salutares.
Atenciosamente
Ellen MIL Morales