Re: [cevmkt-L] Adriano Galliani

To: <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Subject: Re: [cevmkt-L] Adriano Galliani
From: "Luiz Veloso" <laveloso@xxxxxxxxxx>
Date: Mon, 13 Oct 2003 20:03:59 -0300
Alexandre,
Boas observações.
Mas há um problema anterior. Do ponto de vista do mercado, os quatro clubes
do Rio têm uma importância estratégica para a Primeira Divisão, notadamente
Flamengo e Vasco. São duas das cinco maiores torcidas do Brasil. Se um
americano, com a mentalidade aplicada no esporte de lá, chegar no Brasil e
constatar que pelas nossas regras estes dois clubes e mais os outros membros
do Clube dos 13 correm o risco todos os anos de rebaixamento, eles nos
classificarão de loucos.
A lógica do esporte profissional americano é a busca do equilíbrio e da
estabilidade. Por isso não há rebaixamento, mas play-offs, salary cap e
drafting.
A diferença entre a Primeira Divisão e a Segunda Divisão só não será grande
aqui se vários grandes clubes da Primeira estiverem na Segunda.
Segundo as pesquisas, 90% dos brasileiros que admitem torcer para um clube,
torcem para um dos membros do Clube dos 13. Este dado é ignorado pelos que
vivem propugnando o profissionalismo, a adoção de um modelo de gestão
empresarial, mas que desprezam os pressupostos que importam para viabilizar
a modernização de nosso esporte mais popular.
Na lógica empresarial, por que colocar em risco a posição de marcas tão
consolidadas e nacionais? Eu insisto nestes questionamentos para mostrar o
quanto é complicado falar em profissionalismo e sentido empresarial no
esporte.
Um abraço,
Luiz