Re: [cevmkt-L] Pontos Corridos x Playoffs

To: <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Subject: Re: [cevmkt-L] Pontos Corridos x Playoffs
From: "Roberto Rappa Santos" <betorappa@xxxxxxxxxx>
Date: Thu, 9 Oct 2003 14:05:56 -0300
Segue texto abaixo do Futebol Interior. Não é a minha opinião (confesso que
ainda não tenho uma formada), mas é válido ler para enriquecer a discussao.
Abraços
Roberto Rappa Santos
PAULISTA FUTEBOL CLUBE LTDA
(11) 4533-1411
(11) 9913-5972
Colunas - Rodolfo Kussarev Júnior
Marketing Futebol Clube
Brasil X Europa
Amigos do Futebol,
Esta semana foi realizada a segunda rodada da Copa dos Campeões da
Europa, a UEFA Champions League, que é hoje a maior competição de clubes do
mundo, pelo menos no sentido financeiro.
A intenção da coluna hoje é traçar um paralelo em cima de uma
competição que é sucesso técnico, financeiro, institucional e de público, ou
seja, está dentro de tudo que imaginamos de perfeito.
De cara é curioso notar que certos preceitos, considerados odiosos por
aqui, são empregados na competição, a saber:
-Ela não é disputada em pontos corridos;
-Não participam da Copa todos os mais tradicionais clubes do
continente, mas sim os que adquiriram esse direito em campo;
-A cada ano os critérios de seleção dos clubes muda conforme o
desempenho no ano anterior, ou seja, se os três clubes gregos que disputam a
atual temporada tiverem uma boa colocação final o país receberá tratamento
diferenciado. Da mesma forma que se os clubes de algum país tradicional
ficarem de fora das fases decisivas, ele poderá perder vagas;
-Os jogos são no meio da semana;
-A final é em um jogo só e o local já é conhecido - será naAlemanha,
no novo estádio do Schalke 04, em Gelsenkirschen.
Veja que interessantes comparações podemos tirar:
1 - Formato: Apesar de quase todos os campeonatos europeus serem
disputados em sistema de pontos corridos (aliás por uma tradição secular), a
sua maior competição não o é. Isso não prova que o sistema é ruim ou não,
mas que não é isso que vai fazer o campeonato ser melhor ou mais rentável.
Aliás, nunca vi Copa do Mundo em pontos corridos.
2 - Critério de Vagas: O começo do fim dos campeonatos estaduais foi
quando a CBF deixou de utiliza-los como classificatórios para o nacional.
Isso fez com que os dois "semestres" do nosso calendário se dissociassem
como se nem fizessem parte do mesmo bolo. A instituição de vagas para aUEFA
Champions League, não só clareia a seleção dos clubes, mas incentiva as
competições nacionais. Vejam agora a situação do Campeonato Brasileiro, se
não houvesse as vagas para a Libertadores, o que estariam fazendo os clubes
que não tem chances de cair?
3 - Adaptação ao desempenho: O interessante do processo da Champions
League é o critério de vagas por país, que assim com a FIFA em relação à
Copa do Mundo, muda ano-a-ano conforme o desempenho dos respectivos clubes.
Além de interessante e democrático, esse critério acaba sendo o mais justo
pois privilegia os campeonatos de melhor nível e mais que isso, estabelece
uma situação que permite aos emergentes a chance de terem vagas conforme seu
desempenho. Pra citar um exemplo nacional, na década de 70 ao separar as
vagas do Brasileirão, a CBF punha sempre 5 clubes de São Paulo e 5 do Rio,
vejam como essa realidade estaria defasada hoje.
4 - Calendário: É óbvio que temos que considerar a distância de
mercado e dinheiro que existe entre o continente europeu e o nosso país, mas
ao mesmo tempo é muito interessante ver como o calendário se ajeita comos
campeonatos nacionais como poderíamos imaginar por aqui, se os estaduais
fossem a base do calendário nacional - como, aliás, sempre foi. O que eu
quero dizer é que a maior competição do mundo não tem um destaque no
calendário, nem está separada, pelo contrário, ela interage com os demais
campeonatos com tranqüilidade. Seria a mesma coisa que termos a nossa
principal competição, o Brasileiro, durante todo o ano, entre os campeonatos
regionais.
5 - Final: Não dá pra não lembrar que o Brasileirão de 2003 não vai
ter final. Pode ser injusto, pode ser precário, pode até ser errado, mas sem
final não dá. Concordo que o sistema de pontos corridos é o que melhor apura
quem de fato teve um desempenho mais constante e na média, mas a magia do
futebol é o imponderável. Da mesma forma que não queremos que os estádios
tenham telões e juízes eletrônicos, o imponderável vale aqui como nunca.
Essa idéia da UEFA de realizar a final numa cidade neutra, em um só jogo é
interessante, porque o resultado se torna ainda mais difícil de se prever.
Sem contar o fato das possibilidades de promoção que se abrem a um evento
como este, que é o mesmo conceito do Super Bowl do Futebol Americano, um
grande evento de encerramento, isso sim é marketing.
Em resumo, o que vale a pena ser ressaltado é que temos sim, muito a
aprender com os europeus e até com os americanos, mas temos que saber o que,
como e de que forma. Não é tudo que pode ser adaptado. Que culpa temos se no
hemisfério norte o verão é em julho e eles são obrigados a fazer umano que
começa em setembro e termina em junho?
O que temos que utilizar e a parte boa, ou melhor que isso, o que tem
a ver ou é adaptável à nossa realidade e muita coisa é.
E só pra terminar, quando alguém for fazer algum tipo de paralelo
entre Europa e Brasil, que faça utilizando o continente e não um paíspura e
simplesmente, isso seria pensar pequeno!
Ou alguém duvida que São Paulo é uma Itália e o Brasil uma Europa?
Ademais, num confronto entre Albânia e Tocantins, eu sou mais Brasil.
Jogada de craque
Interessante as campanhas de marketing que o Corinthians tem
apresentado ultimamente. A revista Coringuinhas é de muito bom gosto, assim
como a maioria das outras propostas.
Pisada na Bola
Da mesma forma, é uma pena que às vezes falta concatenação nas idéias,
ou seja, que elas - realmente - andem conjuntas. A campanha do Clube do
Timão tem uma campanha de TV maravilhosa, mas uma campanha de outdoor
simples, e ainda pra completar, com um palmeirense como garoto-propaganda.
Um grande abraço e até a semana.