Re: [cevmkt-L] Nem tanto ao céu, nem tanto à terra

To: <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Subject: Re: [cevmkt-L] Nem tanto ao céu, nem tanto à terra
From: "Luiz Veloso" <laveloso@xxxxxxxxxx>
Date: Mon, 6 Oct 2003 18:42:17 -0300
Luiz,
Três meses parados? Quem defende isto?
Eu defendo play-offs em no máximo dez datas, ou seja, um mês e uma semana.
No máximo.
Ademais, esta questão de jogar ser igual a arrecadar é muito discutível no
Brasil. O Flamengo está cheio de jogos em casa e está pagando para jogar.
Ontem, segundo o Lancenet, ele perdeu 12 mil reais só no estádio. Mais as
despesas de concentração, transporte, segurança, etc, o prejuízo deve ter
beirado 30 mil reais. E ele antes do jogo estava na décima primeira
colocação.
Um abraço,
Luiz

Original Message ----- 
From: "Luiz Marcelo Vídero Vieira Santos" <luiz.santos@xxxxxxxxxxxxxx>
To: <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Sent: Monday, October 06, 2003 6:29 PM
Subject: RES: [cevmkt-L] Nem tanto ao céu, nem tanto à terra
Caros Xarás,
A discussão de vocês está muito boa. Luiz Veloso, quais seriam, na sua
opinião, as alternativas de negócios/manutneção para os clubes que ficam 3,
4 meses parados (um problema dos play-offs)?
Continuem. Abração, LM
Luiz Marcelo Vídero Vieira Santos
Ministério do Esporte
Secretaria de Esporte de Alto Rendimento
Fone: 55 61 429-6814
Vem aí os Jogos da Juventude! Visite nosso site:
www.esporte.gov.br/juventude
-----Mensagem original-----
De: Luiz Veloso [mailto:laveloso@xxxxxxxxxx]
Enviada em: sexta-feira, 3 de outubro de 2003 12:03
Para: cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Assunto: Re: [cevmkt-L] Nem tanto ao céu, nem tanto à terra
Luis Filipe,
Acho que o torcedor, claro, ganha muito com a definição de um calendário.
Mas, o mais importante é a possibilidade dos clubes negociarem seus direitos
e suas propriedades junto aos parceiros e anunciantes.
Os carnês funcionam em qualquer circunstância ou modelo de disputa desde que
desenvolvido com a devida antecedência. Claro que evitando o exagero da
atual forma utilizada pela Série B. O período de disputa dos play-offs é
longo demais.
A NBA e os demais esportes profissionais americanos utilizam intensamente a
venda antecipada e se valem do modelo de play-offs.
Um abraço,
Luiz
----- Original Message ----- 
From: "Luis Filipe Chateaubriand" <lfchateaubriand@xxxxxxxxxx>
To: <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Sent: Wednesday, September 24, 2003 7:22 PM
Subject: Re: [cevmkt-L] Nem tanto ao céu, nem tanto à terra
Roberto:
Puxando para o lado que estudo, acho que isso tem muito a ver com o
calendário. Em primeiro lugar, o calendário tem que ser bom. Em segundo
lugar, o calendário tem que ser respeitado. Em terceiro, tem que ser
definido com um mínimo de antecedência.
Quando isso acontece, tem-se previsibilidade. E isso é muito bom, o torcedor
sabe o que vai acontecer. O produto melhora e, aí, é só o cliente se
acostumar com ele.
Resumindo: se se fizer um trabalho de preparação por parte da CBF e de
planejamento por parte dos clubes, os carnês tendem a ser um bom negócio. É
assim que vejo.
Abs,
LF Chateaubriand
----- Original Message -----
From: "Roberto Rappa Santos" <betorappa@xxxxxxxxxx>
To: <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Sent: Friday, October 03, 2003 11:29 AM
Subject: Re: [cevmkt-L] Nem tanto ao céu, nem tanto à terra
Parabéns Erich pelos comentários e Rafael pelo novo desafio.
Essa lista tá ruim, mas tá boa.
A discussão de carnês é muito boa. Como poderemos, nós que trabalhamos com o
futebol, planejar, estruturar e vender carnês sem saber o q ocorrerá nos
próximos anos? O Botafogo lançou uma bela campanha (Botafogo no coração) e
vendeu alguns carnês da Série B e, um mês antes da competição, alteraram a
fórmula de disputa. Com o estatuto do torcedor, um documento que vale muito
devido a divulgação de que cada torcedor pode e deve participar e exigir
seus direitos, os clubes se sentem ameaçados a lançarem carnês e depois ter
processos com relação a mudanças de horários, locais e jogos. Muitas vezes
querem mudar os jogos devido a um outro programa da cidade conflitante, ou a
polícia pede para mudar, a televisão frequentemente altera os jogos da Série
B, entre outras razões. Não acho que esse receio de emitir carnês seja falta
de coragem e iniciativa e nem excesso de zelo. Também há um aspecto cultural
importante, na minnha opinião, que brasileiro não é acostumado a comprar
antes ou comprar planejamdamente.
O que vcs acham?
Acho que o Rafael pode nos ajudar dando uma opinião do que acontece e
aconteceu no Vitória com relação a isso.
Abraços
Beto
Roberto Rappa Santos
PAULISTA FUTEBOL CLUBE LTDA
(11) 4533-1411
(11) 9913-5972
----- Original Message -----
From: "Luis Filipe Chateaubriand" <lfchateaubriand@xxxxxxxxxx>
To: <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Sent: Wednesday, September 24, 2003 6:29 PM
Subject: Re: [cevmkt-L] Nem tanto ao céu, nem tanto à terra
Gostaria de dizer o seguinte:
01) O posicionamento do Erich é perfeito. Acho que este é o espírito da
lista.
02) Julgo que tenho o direito de elogiar o Rafael Plastina, que é um ótimo
profissional e a quem conheço pessoalmente, sem ter de ouvir que estou
puxando o saco de ninguém. Isso é um prejulgamento lamentável!
03) Já que o intuito é agregar, estarei lançando, em futuro próximo, o livro
"O Calendário do Futebol Brasileiro: Cinco Modelos Comparados e Analisados",
com o prefácio do Zico e o posfácio do José Luiz Portella. Quem quiser uma
cópia do trabalho, pode requisitar para o meu email pessoal
lfchateaubriand@xxxxxxxxxx, que eu enviarei o trabalho em seguida, em
arquivo anexado.
Luis Filipe Chateaubriand
----- Original Message -----
From: "Erich Zioni Beting" <erichzionibeting@xxxxxxxxxx>
To: <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Sent: Friday, October 03, 2003 9:38 AM
Subject: [cevmkt-L] Nem tanto ao céu, nem tanto à terra
Caros senhores, como diria o velho ditado, nem tanto ao céu, nem tanto à
terra.
Não sei ainda como, mas essas mensagens particulares mandadas para a lista
existem não só neste espaço virtual como em muitos outros. Para quem quiser
evitá-las, mas não souber o e-mail do destinatário, entre no
www.yahoogrupos.com.br, faça um rápido cadastro e acesse a página do grupo.
Pronto, basta isso para encontrar o listeiro que você procura e mandar, pela
página mesmo, um e-mail a ele. A resposta virá no seu e-mail pessoal, sem
passar pelo grupo e sem irritar os que se ofendem por isso.
Quanto à sala ser bate-papo do jardim da infância, realmente (e
infelizmente) começa a dar essa impressão que aqui deixou de ser um fórum de
discussão de marketing para ficar semelhante a uma mesa-redonda que povoa e
polui a televisão do país. Se estudamos e nos aperfeiçoamos nesta área, é
porque temos o interesse de dar novos ares para o esporte. É impressionante
como não aproveitamos por aqui a presença de pessoas maravilhosas, que
ocupam cargos importantes dentro desse cenário, ou mesmo que viveram
experiências marcantes e que podem contribuir enormemente para engrandecer o
conhecimento de todos.
É uma pena que não temos aqui discussões sobre como o São Paulo conseguiu
ganhar um prêmio pelo seu projeto de sócio-torcedor, como o Botafogo já
faturou R$ 500 mil em meio ano de programa, como o Manchester United
consegue manter seu sucesso na Ásia sem o Beckham, como o Corinthians inova
ao inaugurar um belo projeto voltado ao público infantil, como o Real Madrid
faz para manter um time excelente e muito caro e mesmo assim ter lucro. Como
Atlético-MG e Cruzeiro se tornaram as duas marcas mais bem licenciadas do
futebol, gerando uma boa receita.
Ou, para não ficar só no futebol, temos a chance de saber em detalhes frutos
do Rio Pan Expo e da preparação da cidade para abrigar o Pan de 2007 e
concorrer às Olimpíadas, missões nas quais o listeiro Leonardo Gryner,
diretor de marketing do Comitê Olímpico Brasileiro, é peça-chave. Ou ainda
podemos discutir como o São Caetano conseguiu fazer da cidade uma referência
nacional usando o esporte como ferramenta de inclusão social.
Em vez disso, o espaço se tornou ótimo para quem gosta de ter e expor
declarações preconcebidas, bairristas e preconceituosas, que levam muito da
paixão que sempre condenamos existir e deturpar a atitude dos dirigentes
esportivos.
Que tal percebemos a importância deste fórum de debates e passar a discutir,
realmente, a administração do esporte? Com certeza isso daria mais prazer
para pessoas importantes do nosso esporte de hoje (como o Gryner, já citado
acima) participar das discussões e ajudar para que os que aqui estão e ainda
não trabalham na área ganhar mais conhecimento teórico para ser o
modificador do esporte no futuro.
Era isso aí, desculpem pela extensão da carta, mas era um desabafo que há
tempos gostaria de fazer.
Erich Beting
IV Forum Olimpico: 15-18/10/2003
http://www.facosfacad.com.br/forumolimpico/
SAIR DA LISTA: msg em branco para
cevmkt-L-unsubscribe@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
MODO DE USAR: http://www.cev.org.br/listas/dicas.htm
Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em:
http://br.yahoo.com/info/utos.html
IV Forum Olimpico: 15-18/10/2003
http://www.facosfacad.com.br/forumolimpico/
SAIR DA LISTA: msg em branco para
cevmkt-L-unsubscribe@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
MODO DE USAR: http://www.cev.org.br/listas/dicas.htm
Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em:
http://br.yahoo.com/info/utos.html
IV Forum Olimpico: 15-18/10/2003
http://www.facosfacad.com.br/forumolimpico/
SAIR DA LISTA: msg em branco para
cevmkt-L-unsubscribe@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
MODO DE USAR: http://www.cev.org.br/listas/dicas.htm
Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em:
http://br.yahoo.com/info/utos.html
IV Forum Olimpico: 15-18/10/2003
http://www.facosfacad.com.br/forumolimpico/
SAIR DA LISTA: msg em branco para
cevmkt-L-unsubscribe@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
MODO DE USAR: http://www.cev.org.br/listas/dicas.htm
Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em:
http://br.yahoo.com/info/utos.html
IV Forum Olimpico: 15-18/10/2003
http://www.facosfacad.com.br/forumolimpico/
SAIR DA LISTA: msg em branco para
cevmkt-L-unsubscribe@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
MODO DE USAR: http://www.cev.org.br/listas/dicas.htm
Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em:
http://br.yahoo.com/info/utos.html
IV Forum Olimpico: 15-18/10/2003
http://www.facosfacad.com.br/forumolimpico/
SAIR DA LISTA: msg em branco para
cevmkt-L-unsubscribe@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
MODO DE USAR: http://www.cev.org.br/listas/dicas.htm
Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em:
http://br.yahoo.com/info/utos.html
<Anterior em Tópico] Tópico Atual [Próximo em Tópico>

© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.