Re: [cevmkt-L] Nem tanto ao céu, nem tanto à terra

To: <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Subject: Re: [cevmkt-L] Nem tanto ao céu, nem tanto à terra
From: "Clube CNH" <falecomaaspenho@xxxxxxxxxx>
Date: Sat, 4 Oct 2003 11:30:31 -0300
Discordo de alguns pontos do Luis Veloso. Na Itália a Fiorentina faliu e nem
por isso foi mantida na Primeira Divisão. Na Espanha o Atlético ficou dois anos
na Segunda Divisão. O que eu acho é que no Brasil temos a id´peia de que se o
time esá na Segunda Divisão ele é "destruído"! Isso sim é que é um absurdo. O
Fluminense foi até a Terceira Divisão, subiu para a Segunda e foi "içado" para
a Primeira. Onde cjegou até as Semifinais. Ou seja, ele não acabou. Apenas teve
uma administração mais "moderna", não sei se seria esta a palavra, mas ele
ressurgiu. Não é um rebaixamento de um clube que pode acabar com o futebol
brasileiro. Se pensarmos em futebol no Brasil com sendo apenas coisa de
primeira divisão, estaremos indo pro lado errado. Devemos pensar no futebol
como umtodo. A primeira e a segunda Divisões fortes farão o Futebol Brasileiro
forte.
Muito Obrigado
Meu caro Luis Filipe e demais amigos da lista,
Estou muito satisfeito com nossa conversa. Os argumentos são apresentados,
aprofundados pouco a pouco, e a gente vai entendendo melhor as várias
opiniões.
Não sei se os nossos torcedores são imediatistas, mas que o poder aquisitivo
da grande maioria que tem freqüentado os estádios é baixo, disto eunão
tenho dúvida. Portanto, de uma maneira ou de outra, eles são obrigados a
racionalizar sua ida ao futebol. A violência, o desconforto, o desempenho do
time, tudo concorre para isso. O próprio pay per view contribui para
afastar ainda mais um tipo de torcedor mais sofisticado.
Infelizmente, o jogo de futebol no Brasil é apenas isso: um jogo de futebol.
Pouca coisa acontece em torno dele de modo a elevar o nível de satisfação do
torcedor com o programa que escolheu. Os estádios brasileiros oferecem
poucas alternativas de consumo, de diversão suplementar à própria partida.
Insisto, entretanto, que na vida real, o poder aquisitivo médio baixo do
brasileiro é o maior obstáculo à mudança deste quadro..
Vc acha que o melhor para nosso futebol é destruir os grandes clubes? É
construir novas marcas? Ora, enquanto no mundo inteiro, a idéia é selecionar
o futebol profissional no alto nível, aqui a idéia é oposta? Do ponto de
vista estritamente empresarial, os membros do Clube dos 13, não deveriam
cair nunca... Eles são responsáveis, segundo as pesquisas, por mais de 80%
da torcida brasileira!
O que é o G-14? O Clube dos 13 europeu. E a idéia deles é garantir cada vez
mais que seus membros natos participem da Champions League. Na verdade, se
dependesse apenas deles, haveria uma competição em que o ranking definiria
os participantes. O maior empecilho para isso está na UEFA e na União
Européia que atua obstinadamente contra a formação de monopólios.Pela UE a
NBA e as ligas americanas não podem existir naquele continente!!
No ponto 3 vc trata da questão de que o modelo de pontos corridos garante a
atividade do clube por toda a temporada. É verdade, mas se os carnês não
forem um sucesso para todos os clubes, o prejuízo é inevitável, muito antes
do que deveria. Na Série B deste ano, por exemplo, o União São João de
Araras e grande parte dos clubes que foram eliminados agora devem levantar
as mãos para o céu. Pois cada partida a mais que disputassem seria um
prejuízo adicional. E esta é a realidade para qualquer Série B do mundo. Por
isso, em muitos países, ela é francamente subvencionada pela Primeira
Divisão.
Quanto à venda dos direitos para o exterior eu imagino que a Globo deva
estar fazendo a coisa com o profissionalismo que a caracteriza. Até porque
é uma das maneiras para otimizar o investimento realizado.
Por fim, como provocação carinhosa eu diria o seguinte: profissionalismo e
sentido empresarial em nosso futebol seria organizar um campeonato sem
rebaixamento e disputado apenas por convidados do Clube dos 13. Cobrar que
os clubes sejam administrados como empresas e organizar competições em que
Flamengo e Corinthians, por exemplo, corram o risco de rebaixamento é um
paradoxo absurdo. É o drama dos mega clubes europeus, que realizam
investimentos altíssimos e correm o risco de eliminação precoce da Champions
League.
Desculpem-me se escrevi demais.
Um grande abraço,
Luiz