Re: [cevmkt-L] Flamengo

To: <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Subject: Re: [cevmkt-L] Flamengo
From: "Paulo Kendzerski - Futsal Brasil" <paulo@xxxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Date: Fri, 19 Sep 2003 17:30:02 -0300
>....Então quer dizer que o Barcelona só tem 100.000 torcedores?
Acredito que por ser sexta-feira seu "sentido" de interpretação esteja
cansado.
Uma coisa é "mercado potencial" e outra bem diferente é o mercado atual ou o
mercado onde o clube atua.
>....É muito seguro dizer que os clubes tem sim milhões e milhões de
torcedores, se eles não apoiam o clube financeiramente é uma decisão
particular de cada um.
Imagina um gerente de marketing dizer isto para seu diretor que a empresa
possui 25 milhões de clientes mas que não consumem os produtos desta empresa
por causa disto, daquilo....
Quanto tempo este gerente iria durar no cargo ???
Existem diretores de clubes que NUNCA fizeram nada de útil para o clube mas
se mantém por anos/décadas dirigindo estes clubes, sempre creditando o SEU
problema de capacidade profissional aos outros.
Um dia é o governo, outro é o treinador, outro é o juiz que roubou.... Cada
dia tem uma desculpa esfarrapada.
Vocês já perceberam que quando os jogos aconteciam 2/3 X por semana a
desculpa para o clube não ganhar títulos é o grande número de jogos ???
E agora com o campeonato sendo jogado somente aos sábados as desculpas são
de que os clubes precisam fazer mais amistosos durante a semana porque não
poderá pagar os sálarios dos jogadores ???
>....Acho que a gente tem que diferenciar TORCIDA de MERCADO. Na minha
opinião são conceitos muito diferentes.
Até que enfim concordamos com algo. Se um clube imaginar que tem 25 milhões
de torcedores (clientes) estará morrendo sem chegar na praia....
Este 25 milhões NUNCA poderão ser considerados como Mercado potencial porque
nunca será possível atingi-los.
Portanto é ilusão creditar que estes milhões são torcedores do clube. São no
máximo simpatizantes que em um determinado dia irão assistir ao jogo deste
clube na TV, ao vivo, etc...
Abraços.
Paulo Roberto Kendzerski WBI Brasil
prk@xxxxxxxxxxxxxxxx www.wbibrasil.com.br
Fone: (51) 3233.1771 Porto Alegre/RS/Brasil