Re: _Re:_[cevmkt-L]_Fw:_[galorio]_Quem_é_mais_fiel?

To: <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Subject: Re: _Re:_[cevmkt-L]_Fw:_[galorio]_Quem_é_mais_fiel?
From: "Luis Filipe Chateaubriand" <lfchateaubriand@xxxxxxxxxx>
Date: Sun, 7 Sep 2003 15:57:12 -0300
Esse é o ponto: andorinha só não faz verão...
No entanto, quem sabe se gente com o pensamento mais renovado não começa a
ter poder nos clubes: se isso acontecer, conseqüentemente a estruturação de
ligas / associações ganhará em muito.
No mais, especificamente em relação ao Campeonato do Nordeste, resta esperar
um mínimo de sensatez dos cartolas, para que este volte com força - como em
2002, com o indispensável apoio da Top Sports.
Abs,
LF Chateaubriand
----- Original Message -----
From: "Fabio Medeiros" <fmedeiros@xxxxxxxxxxxxxxxx>
To: <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Sent: Wednesday, September 10, 2003 5:18 PM
Subject: RES: _Re:_[cevmkt-L]_Fw:_[galorio]_Quem_é_mais_fiel?
Gustavo,
Concordo com a comparação que vc fez com as consagradas ligas
internacionais e até mesmo com o Campeonato do Nordeste, onde eu
participei ativamente do planejamento e da operação. Mas, tanto nessas
ligas internacionais quanto na Liga do Nordeste, havia um
comprometimento e uma visão profissional por parte dos dirigentes dos
clubes. Se não houver interesse direto dos clubes na profissionalização,
transparência e sucesso comercial e administrativo dessa e de qualquer
liga ninguém pode fazer nada.
Existe dirigente de clube querendo passar uma imagem de mudança de
profissionalismo, de ética..etc... mas na verdade é complacente com tudo
que é feito na alta administração do futebol nacional (e estadual)...
vide Liga Nacional que nunca saiu do papel e principalmente a reeleição
constante de cartolas de atitudes questionáveis.
[]s
Fabio Medeiros
TopSports Ventures
fmedeiros@xxxxxxxxxxxxxxxx
fon.: 55 21 - 2233-6747
cel.: 55 21 - 8151-6101
www.topsports.com.br
-----Mensagem original-----
De: guiguimaraes [mailto:guiguimaraes@xxxxxxxxxxxx]
Enviada em: quarta-feira, 10 de setembro de 2003 11:11
Para: cevmkt-L
Assunto: Re:_Re:_[cevmkt-L]_Fw:_[galorio]_Quem_é_mais_fiel?
Gustavo,
este tipo de atitude tem de partir não só dos clubes, mas, como no
exemplo q vc citou da Copa do Nordeste, das instituções q os reune.
Exemplo disso são os anúncios da UEFA, NBA, NHL e tantos outros. O
problema é q aqui no Brasil ñ se tem a visão q o futebol (e o esporte) é
uma opção de lazer como tantas outras (praia, teatro, cinema...).
Abraço,
Guilherme.
De:"gatc"
Para:cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Cópia:
Data:Wed, 10 Sep 2003 09:17:06 -0300
Assunto:Re:_Re:_[cevmkt-L]_Fw:_[galorio]_Quem_é_mais_fiel?
Andrea,
O que eu vejo no mercado do futebol são ações individuais e
(redundância a parte) TOTALMENTE individualistas.
Não adianta sanear as contas do "seu"nclube por meio do
marketing (buscando novas formas de captação de recursos)
enquanto não se pensa no marketing do futebol como um todo. O
mais próximo de um plano de marketing para o futebol foi a
Copa do Nordeste, rapidamente sabotada pela CBF.
Desenvolver ambientes de compra de produtos e novos canais de
venda de tudo que for relacionados ao futebol, e por
seqüência aos clubes, é dever dos departamentos comercial e
principalmente de marketing desses clubes, que tem de pensar
em seus torcedores como ativos e na instituição como marca.
Temos nessa lista vários batalhadores do marketing no
futebol, mas parece que quanto mais eles chegam perto dos
resultados, mais são boicotados por dirigentes "digamos" não
antenados ao negócio.
Gustavo
> Gustavo,
> Sempre que penso em marketing, penso em comportamento dos co
nsumidores.. Acredito numa filosofia administrativa, abrangend
o conhecimentos de economia, administração, psicologia, dentre
outros.
> Alguns clubes sofrem de falta de visão a longo prazo, atuam
sem procurar novos setores de atuação, sem rever seus projetos
estratégicos, sem olhar as mudanças que ocorrem com o consumi
dor/torcedor.
> Gosto de analisar os pontos que Levitt aborda:" Muito se tem
falado sobre processos de produção, sobre gestão financeira,
reestruturação e tecnologia para aperfeiçoamento da produção.
Mas, de repente, se descobre que o realmente importante para
a competição, é o Marketing." A redescoberta que fala Levitt
se baseia em dois pontos: a prestação de serviços e a criação
e a manutenção de marcas fortes para os produtos postos à vend
a. Quando se fala dos serviços, se fala dos que estão ligados
à compra de um produto, que a seu ver poderão ser o grande dif
erencial para a competitividade no mercado.A compra de um carr
o, por exemplo, leva em conta a segurança, o preço, a economia
do combustível ...e se vc pensar bem, existe uma igualdade d
esses ítens, entre os fabricantes..a diferença está , no servi
ço agregado ao produto. No caso de fabricantes de automóveis ,
por ex, ganha aquele que ofereçe seguro grátis por determinad
o tempo ( estou dando só um exemplo fictício). Agora, pense no
s
> clubes.... pense no que cada um poderia incrementar..e lemb
re-
se que os clubes tem um aliado muito forte, que á a paixão dos
torcedores. Claro que agregar vantagens, significa investir d
inheiro...
> Abraços, Andrea Izzo.
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
> Yahoo! Groups Sponsor Procure entre + de 110.000 vagas! Prof
issional Profissional: Diretoria Profissional: Gerência Profis
sional: Supervisão Profissional: Superior Profissional: Técnic
o Profissional: Outros Recém-
formados Estágiários [input] [input] [input]
> IV Forum Olimpico: 15-18/10/2003
> http://www.facosfacad.com.br/forumolimpico/
> SAIR DA LISTA: msg em branco para
> cevmkt-L-unsubscribe@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
> MODO DE USAR: http://www.cev.org.br/listas/dicas.htm
>
>
> Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito aos Termos do Serviço Yah
oo!.
>
>
>
>
> ---------------------------------
> Desafio AntiZona: participe do jogo de perguntas e respostas
que vai dar
> 1 Renault Clio, computadores, câmeras digitais, videogames
e muito mais!
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram remo
vidas]
>
>
> IV Forum Olimpico: 15-18/10/2003
> http://www.facosfacad.com.br/forumolimpico/
> SAIR DA LISTA: msg em branco para
> cevmkt-L-unsubscribe@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
> MODO DE USAR: http://www.cev.org.br/listas/dicas.htm
>
>
> Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em: h
ttp://br.yahoo.com/info/utos.html
>
>
>
---
Acabe com aquelas janelinhas que pulam na sua tela.
AntiPop-up UOL - É grátis!
http://antipopup.uol.com.br
Yahoo! Groups Sponsor
Procure entre + de 110.000 vagas! Profissional Profissional: Diretoria
Profissional: Gerência Profissional: Supervisão Profissional: Superior
Profissional: Técnico Profissional: Outros Recém-formados Estágiários

IV Forum Olimpico: 15-18/10/2003
http://www.facosfacad.com.br/forumolimpico/
SAIR DA LISTA: msg em branco para
cevmkt-L-unsubscribe@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
MODO DE USAR: http://www.cev.org.br/listas/dicas.htm
Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito aos Termos do Serviço Yahoo!.
[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
IV Forum Olimpico: 15-18/10/2003
http://www.facosfacad.com.br/forumolimpico/
SAIR DA LISTA: msg em branco para
cevmkt-L-unsubscribe@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
MODO DE USAR: http://www.cev.org.br/listas/dicas.htm
Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em:
http://br.yahoo.com/info/utos.html
[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
IV Forum Olimpico: 15-18/10/2003
http://www.facosfacad.com.br/forumolimpico/
SAIR DA LISTA: msg em branco para
cevmkt-L-unsubscribe@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
MODO DE USAR: http://www.cev.org.br/listas/dicas.htm
Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em:
http://br.yahoo.com/info/utos.html
<Anterior em Tópico] Tópico Atual [Próximo em Tópico>

© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.