Re: [cevmkt-L] Fw: [galorio] Quem é mais fiel?

To: cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Subject: Re: [cevmkt-L] Fw: [galorio] Quem é mais fiel?
From: "Alessandra Trindade" <agtrindade2@xxxxxxxxxxx>
Date: Thu, 04 Sep 2003 20:31:43 +0000
Não é só a camisa que vende mais, a presença no estádio também. Não sei como estão os números de 2003, mas nos últimos anos o Galo destacou-se pela média de público no estádios.





Alessandra Trindade
Fone/fax: (11) 3865.0786
Cel: (11) 9122.8901
agtrindade@xxxxxxxxxxxx





From: "Tufic Derzi" <tufic@xxxxxxxxxxxxx>
Reply-To: cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
To: <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Subject: [cevmkt-L] Fw: [galorio] Quem é mais fiel?
Date: Tue, 2 Sep 2003 12:54:07 -0300


Subject: [galorio] Quem é mais fiel?




A força da camisa (31/08)
Marcos Michelin


Lilian Monteiro


Com a proposta de alertar ao consumidor sobre preços das camisas oficiais dos principais clubes mineiros - Atlético, Cruzeiro e América - com dicas de onde encontrar a mais barata, o site Mercado Mineiro, parceiro do UAI e há três anos em atividades, fez uma pesquisa em 58 lojas de Belo Horizonte, nos dias 13 e 14 deste mês. E constatou um resultado, no mínimo, controverso: vende-se mais camisas do Galo do que da Raposa. Gerentes especializados na área e profissionais de marketing responsáveis pela confecção das camisas alvinegras (Umbro) e celeste (Topper) analisam o fato.

O objetivo do diretor-executivo do Mercado Mineiro, Feliciano Lopes de Abreu, era comparar preços das camisas oficiais dos três clubes, constatando variação de até 26,32%. Ele decidiu ampliar a pesquisa, perguntando a 58 vendedores de lojas especializadas qual camisa tem mais saída - 56,90% asseguraram que é a atleticana; 43,10%, a cruzeirense; e ninguém indicou a americana. "É um resultado interessante, com margem para várias interpretações. Uma seria o maior número de atleticanos na capital. Outra, para mim mais provável, a paixão pelo Galo. Sociologicamente, pode-se falar no sofrimento da torcida. Carente de títulos, encontra no símbolo do time a forma de se agarrar mais, ser presente e apoiar."

Pesquisadores foram a shoppings e lojas tradicionais do centro e confirmaram a razoável diferença. "A tendência é a procura pela camisa do Cruzeiro crescer, aumentar o consumo, pela formação de novos torcedores, com a conquista de títulos. E talvez a torcida cruzeirense compre menos porque o valor é exorbitante", avalia Feliciano.

"Não dá para chegar à conclusão de que o torcedor do Cruzeiro é mais popular e o do Atlético, da elite. A camisa do América é a mais barata e a venda é baixa. A loja que tem camisas de Atlético e Cruzeiro chama o consumidor e vende o ano inteiro. É questão de status, de valor agregado. Esta pesquisa é sazonal e será repetida daqui a dois meses", afirma.

Com cinco anos de mercado, Alberto Miranda Gomes, gerente da Almax, assegura que a venda de camisas do Cruzeiro deslancha apenas nas boas fases: "A torcida celeste é mais exigente. Se a fase não é boa, não quer saber de camisa". Ele aponta também a faixa etária do cruzeirense: "É de 25 a 35 anos, não gasta tanto. Pensa mais. A resposta na arquibancada é a mesma no mercado. Já a camisa preto-e-branca sempre vende, independentemente do time. São consumidores de 20 a 30 anos e independem do poder aquisitivo. Pode-se ganhar R$ 240, que o torcedor leva a camisa de R$ 90 e divide em cinco vezes, se possível".

Noé Maciel Ribeiro, gerente da Só Esportes, diz que a procura pela camisa celeste atualmente está dez por um, mas, mesmo em baixa, o atleticano continua a comprar: "Esta história de Galo sofredor, glorioso, massa apaixonada faz o torcedor literalmente vestir a camisa. Já o cruzeirense é mais reservado, mineiro". Para Geolcimar de Paiva Maria, gerente da Elmo, o ritmo da equipe é determinante: "O time que faz melhor campanha promove melhor venda". (LM)

Pirataria

Problema enfrentado nas vendas são os produtos pirateados. Se as camisas oficiais custam R$ 89,90 do Cruzeiro; R$ 94,90 do Atlético; e R$ 65 do América, em média, os camelôs fazem a festa com preços que variam de R$ 70 - "mais perto da original" - a R$ 10. Para estes vendedores, não há um vencedor. Tanto atleticanos quanto cruzeirenses compram muito. Quando há camisa, a barraca fica lotada.



Yahoo! Groups Sponsor
ADVERTISEMENT




Se, infelizmente, você não desejar mais pertencer ao galorio, remova-se enviando uma mensagem para galorio-unsubscribe@xxxxxxxxxxxxxxxx




Your use of Yahoo! Groups is subject to the Yahoo! Terms of Service.


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]



_________________________________________________________________
MSN Messenger: converse com os seus amigos online. http://messenger.msn.com.br




<Anterior em Tópico] Tópico Atual [Próximo em Tópico>

© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.