Luizão afirma que "usou" o Grêmio p/ ir à Copa...

To: Marketing Esportivo - Yahoo <cevmkt-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Subject: Luizão afirma que "usou" o Grêmio p/ ir à Copa...
From: tiago.augusto@xxxxxxxxxxxx
Date: Thu, 11 Jul 2002 09:42:10 -0300
"Se me machuco, o Grêmio não me daria respaldo", disse Luizão
Por Eduardo Arruda
Agência Folha
Em São Paulo

O atacante Luizão, que pediu rescisão de contrato com Grêmio, afirmou que "usou" o clube gaúcho para disputar a Copa do Mundo deste ano.

Hoje, em São Paulo, o atleta, que deixou o Corinthians pouco antes do início do Mundial, disse ter acertado com o Grêmio porque precisava de um clube para atuar, caso contrário não seria convocado para o Mundial.

"Acertei com o Grêmio porque precisava jogar para ir à Copa. Mas o clube também aproveitou a oportunidade de levar um jogador de seleção brasileira barato. O Grêmio me usoue eu usei o Grêmio. Estou no meu direito", declarou o jogador, dizendo que foi atuar no time portoalegrense por um salário quatro vezes menor do que o que recebia no Corinthians.

Pelo clube gaúcho, Luizão fez seisjogos e marcou só um gol.

Antes de aceitar jogar no Sul, porém, o atacante, pentacampeão mundial com a seleção brasileira, afirmou ter recusado propostas de São Paulo e Cruzeiro.

Na última segunda-feira, Luizão não embarcou com a delegação gremista para Assunção, no Paraguai, onde hoje à noite o time enfrentará o Olímpia pelas semifinais da Libertadores.

"Todo mundo tem o direito de rescindir o contrato. Eu acho que fui muito profissional com o Grêmio ao dizer ao presidenteque não queria mais continuar no clube", declarou o atleta, justificando sua decisão de abandonar o time.

Hoje, Luizão admitiu que, entre as razões para não mais defender o Grêmio, estava o medo de se contundir novamente. No ano passado, o jogador, ainda no Corinthians, sofreu uma lesão que impediu sua transferência para o Borussia Dortmund (ALE).

Alegando que não mais queria correr esse risco, Luizão, que afirma manter negociações com três equipes européias -Hertha Berlim (ALE), Espanyol (ESP) e Regginna (ITA), desistiu de cumprir seu contrato como Grêmio.

"Você imagina se eu me machuco. O Grêmio não ia me dar respaldo. Esse ano foi muito conturbado para mim. Hoje eu agi pela razão, pensando na minha família. Quero ter uma vida tranquila", disse Luizão, lembrando a todo instante que o Grêmio rescindiu o contrato do atacante Leandro, que está lesionado.

Os gaúchos, que dizem que Luizão teria cobertura de seguro de R$ 5 milhões, não aceitaram a justificativa dada pelo atacante e pretendem demiti-lo por justa causa. Além disso, Luizão pode ter de pagar ao Grêmio R$ 400 mil de multa por rescisão e abandono de emprego, sem contar a possibilidade de o clube ainda cobrar indenização por danos morais.

"Estou tentando um acordo com o Grêmio. Senão der certo e a Justiça determinar que tenho de pagar alguma coisa aoGrêmio vou pagar porque sou honesto."

Além do imbróglio com o Grêmio, o atacante Luizão trava uma disputa judicial com o Corinthians.

Em março, o juiz da 12ª Vara do Trabalho de São Paulo, Glener Pimenta Stroppa, concedeu a tutela antecipada para que Luizão pudesse jogarno Grêmio.

Um mês depois, a 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) deferiu medida cautelar que, por ora, cancelaos efeitos da sentença de primeira instância. Apesar disso, o mérito do imbróglio ainda não foi julgado.
  • Luizão afirma que "usou" o Grêmio p/ ir à Copa..., tiago . augusto <=