Re:[Cevmeef-L] Urgente!!! Nao deixe de ler!!!

To: cevmeef-l@xxxxxxxxxx
Subject: Re:[Cevmeef-L] Urgente!!! Nao deixe de ler!!!
From: "edugranja" <edugranja@xxxxxxxxxx>
Date: Tue, 5 Feb 2002 13:28:28 -0200
Ola Fab, Marcela e demais companheiros!
Apesar de estar com pouco tempo para escrever, vou
tecer alguns comentarios com o objetivo de no minimo
acalmar os animos sem esfriar a discussao.
Li a mensagem da Fabiane e inclusive enviei uma copia
para o pessoal do MNCR(Mov. Nacional Contra a
Regulamentaçao do Profissional de Educaçao Fisica). Vi
apenas uma estudante com votade de organizar um evento e
com dificuldades de RECURSOS.
Mas vamos ao Conselho. Sem vontade de responder, mas de
levantar mais questoes, pergunto: Qual o motivo da
existencia dos conselhos no atual modelo politico que
vivemos(injusto, sectario, desigual...)? Em que contexo
e como surgiu o sistema CONFEF/CREF? Ele cupre pelo
menos o pouco que se propunha em 1998? Qual a vinculaçao
do CONFEF com o CENESP, Governo FHC e com empresas
privadas dos proprios conselheiros? SABEMOS REALMENTE DA
HISTORIA ATUAL DOS OUTROS CONSELHOS?
vEJAMOS A NOTICIA DA cAMARA DOS DEPUTADO: "- Conselho de
Enfermagem pode sofrer intervenção
Conselho de Enfermagem pode sofrer intervenção.
Acusações de improbidade administrativa com indício de
desvio de verbas culminaram com o afastamento do
presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen),
Gilberto Linhares Teixeira, no último dia 25. A Justiça
Federal do Rio de Janeiro deferiu liminar acatando Ação
Civil Pública impetrada pelo Ministério Público Federal
determinado o afastamento do dirigente.
O líder do PT, deputado Walter Pinheiro (BA), solicitou
aos ministros do Trabalho, Francisco Dornelles e da
Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, intervenção no Conselho
Federal de Enfermagem ? Cofen para que se proceda o
afastamento dos outros membros da diretoria que também
estão envolvidos com fraudes.
Pinheiro pede ainda a transferência da sede do Cofen do
Rio de Janeiro para Brasília e a alteração da lei que
regulamenta o órgão, para permitir a realização de
eleições diretas para preenchimento dos cargos do Cofen
e dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren?s).
Segundo o líder do PT, desde 1997 várias denúncias de
irregularidades administrativas e indícios de prática de
outros crimes por diretorias dos Cofen e Coren?s foram
encaminhadas ao Ministério da Justiça, Procuradoria-
Geral da República e Tribunal de Contas da União, sem
resultado.
A vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem
(Aben), Maria Celi Albuquerque, acrescenta que Gilberto
Linhares está à frente do Conselho há 12 anos, cargo que
reveza com a esposa, numa gestão marcada por
irregularidades. O Conselho conta hoje com 620 mil
filiados e uma arrecadação de cerca de R$ 50 mil/dia.
nAO VEJO GRANDES DIFERENÇAS DO COFEN PARA O CONFEF!
e POR MINIMAMENTE TER ALGUMAS DAS RESPOSTAS PARA AS
QUESTOES LEVATADAS ACIMA, sou do MNCR.
Pretendemos fazer uma discussao sobre a regulamenteçao
em SOBRAL-CE(UVA) no I CoREEF da ExNEEF Reg.3.
Pretndemos contar com um representante do CBCE, CONFEF,
ExNEEF e MNCR.
Espero ter ajudado e desinflamado sem esfriar um pouco a
discussao.
Eduardo Granja - ExNEEF(R3)
> Olá "FAB", (FAB?!)
>
> Em primeiro lugar gostaria de me apresentar nesta
lista.
> Meu nome é Marcela, sou estudante de EF da
Universidade
> Federal do Ceará e, assim como você, faço parte desta
> lista do CEV e de algumas outras.
>
> Imagino que Movimento Estudantil, não só na EF mas de
uma
> forma geral, seja exatamente a possibilidade de
> expressarmos livermente nossa opinião, por isso mesmo
> resolvi me manifestar ao ler a sua mensagem.
>
> Lendo o seu apelo, me deparei com alguns paradoxos...
> Achei muitíssimo considerável a idéia da promoção de
um
> debate acerca da regulamentação da profissão. É
> importantíssimo esclarecer aos recém-chegados que
existe
> uma lei, e que a nossa profissão está se organizando
num
> processo gradativo.
>
> Entretanto não entendo o por que de tamanha revolta ao
> referir-se ao presidente do CREF7 e ao CONFEF, se os
> conselhos profissionais servem exatamente para fazer
> valer uma lei que dignifica nossa profissão.
>
> Se liga cara! Procure se INFORMAR melhor antes de sair
> por aí criticando uma instituição. E eu não estou
> defendendo o sistema CONFEF/CREF de graça, não. Pelo
> contrário. Acho que ainda há muito o que ser discutido
> acerca da tal lei 9696/98, até porque uma lei nunca
> agrada a todos. Entretanto, não vai ser de uma hora
pra
> outra que os CREF's vão conseguir organizar uma
profissão
> que, até alguns poucos anos, estava entregue às
baratas.

> Mas pelo visto parece que você está na faculdade só
pra
> perder o seu tempo já que você acha que é certo que
> qualquer um que vista um short, camisa e tênis saia
por
> aí dizendo que é professor de Educação Física.
>
> QUALQUER PROFISSÃO PRECISA DE UM CONSELHO PROFISSIONAL
> PRA FISCALIZAR O EXERCÍCIO PROFISSIONAL, como eles
gostam
> de dizer. Essa mentalidade crítico-desinformado-
> anarquista não vai levar ninguém a lugar nenhum.
>
> Seu discurso é tão INFUNDADO, que você mesmo admite
que
> não tem competência para encarar uma discussão com o
> representante do CREF7. Porque será?! Você acha que
não
> tem "conhecimento suficiente"????? Mas como?????
> Você tem acesso a um computador e, no mínimo, a uma
> biblioteca (a da sua faculdade em Gurupi-TO).
> Porque você não dá uma espiada em como se organizam
> profissões como a medicina, a enfermagem e a
engenharia???

> Você tem " medo que as pessoas saiam convencidas de
que
> se filiar eh a melhor coisa a fazer" ou você tem medo
de
> estar atirando no escuro pra todos os lados sem saber
> que diz, num discurso completamente infundado?!?!
> A segunda hipótese parece ser muito, muito mais
> verdadeira...
> Se você não sabe DE NADA sobre a nossa profissão,
informe-
> se antes de criticar algo que não conhece....
>
> Bem, o que eu tinha pra dizer era isso aí.
> Essa é A MINHA OPINIÃO pessoal, e qualquer um dos
amigos
> listeiros tem TODO O DIREITO DE DISCORDAR.
>
> Abraços,
>
> Marcela
> UFC-CE
>

> " Eu nao tenho conhecimento suficiente para debater de
> cara contra o homem, e nenhum dos meus professores
querem

> Quer ter seu próprio endereço na Internet?
> Garanta já o seu e ainda ganhe cinco e-mails
personalizados.

http://cev.ucb.br/pipermail/cevmeef-l/