[Cevmeef-l] [CEVMEEF-L:1456] Apoio ao Hajime

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Subject: [Cevmeef-l] [CEVMEEF-L:1456] Apoio ao Hajime
From: "Sthéfano Janata" <sjanata@xxxxxxxxxx>
Date: Thu, 16 Mar 2000 23:27:12 -0300 (EST)
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Gostaria de socializar este documento (atachado) que s=F3 vem confirmar =
a exist=EAncia de pr=E1ticas conden=E1veis no interior da Universidade =
P=FAblica.
Nosso companheiro Prof. Hajime Nozaki, que sempre teve/tem compromisso =
com as bandeiras de luta do grupo progressista da Educa=E7=E3o F=EDsica =
vem sofrendo persegui=E7=F5es no interior da institui=E7=E3o em que =
trabalha.=20
=C9 necess=E1rio sermos solid=E1rios com seu pedido.
Vamos =E0 luta
Rodrigo Gragoski Fratti
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\widctlpar \f4\fs20\lang1046 {\cs16\b\ul Hajime escreve:}=20
\par Amigos:\line \line Como t\'eam passado?\line \line Inicialmente, =
como trata-se de uma mensagem que vai para v\'e1rias pessoas,\line quero =
dirigir-me especialmente \'e0queles com quem n\'e3o tenho tido =
contato\line=20
ultimamente, para que todos possam ter informa\'e7\'f5es m\'ednimas do =
assunto que\line venho relatar. Quero, portanto, para estas pessoas, =
antes de tudo mandar\line minhas saudades, e justificar minha =
dist\'e2ncia por conta dos acontecimentos\line=20
recentes.\line \line Escolhi dialogar com este grupo visto que s\'e3o =
pessoas que conhecem meu\line trabalho, e principalmente as lutas das =
quais estive envolvido nos \'faltimos\line dois anos. \'c9 exatamente a =
respeito do meu trabalho como professor do
\line Departamento de Desportos da Faculdade de Educa\'e7\'e3o F\'edsica =
e Desportos da\line UFJF que venho a escrever estas linhas.\line \line =
Em 1998, passei em um concurso para professor assistente daquela\line =
universidade. Desde ent\'e3o, como \'e9
de conhecimento de todos, tenho produzido\line academicamente para =
\'e1rea da educa\'e7\'e3o f\'edsica, sobretudo em assuntos\line =
pertinentes \'e0 biomec\'e2nica e \'e0 regulamenta\'e7\'e3o da =
profiss\'e3o. Tenho publicado\line nestas \'e1
reas, bem como estado em v\'e1rios estados brasileiros discutindo\line =
quest\'f5es pertinentes a estes temas.\line \line Al\'e9m disso, =
ministrei aulas de Cinesiologia, T\'f3picos Especiais dos Desportos\line =
(com \'eanfases em biomec\'e2nica, forma\'e7
\'e3o profissional e reordenamento no mundo\line do trabalho), como =
tamb\'e9m participei de comiss\'e3o que criou um curso de\line =
especializa\'e7\'e3o em ef escolar, que hoje sou coordenador, al\'e9m de =
assumir duas\line=20
disciplinas no semestre passado, semestre inicial do curso.\line \line =
Este pr\'f3logo \'e9 para evidenciar que, se por um lado, todas minhas =
tarefas\line profissionais parecem dar cr\'e9dito \'e0 minha =
legitimidade enquanto professor da\line=20
UFJF, por outro lado, as posturas pol\'edticas por mim adotadas =
criaram\line resist\'eancias ao setor conservador e hegem\'f4nico na =
Faculdade de Educa\'e7\'e3o\line F\'edsica e Desportos. A defesa feita =
por mim e um grupo de professores em\line=20
torno da concretiza\'e7\'e3o de uma especializa\'e7\'e3o gratuita, no =
mesmo tempo em que\line se criou uma outra paga, ou ainda, minha =
milit\'e2ncia junto ao n\'facleo de Juiz\line de Fora do Movimento =
Nacional Contra a Regulamenta\'e7\'e3
o do Profissional de EF,\line ao passo que existe claramente uma franca =
ades\'e3o dos professores junto \'e0\line tese da regulamenta\'e7\'e3o, =
inclusive com ocupa\'e7\'e3o de cargos em APEF's e\line Conselhos =
Federal e Regional, trouxeram-me retalia\'e7
\'f5es por parte do meu\line departamento,\line \line Isso come\'e7ou =
j\'e1 no final do ano passado. Sob o pretexto de existir uma\line =
pretensa car\'eancia de professores para ministrar disciplinas no =
departamento,\line n\'e3
o fui liberado para o doutorado em educa\'e7\'e3o (passei para a UNICAMP =
e UFF),\line inclusive sendo questionado em rela\'e7\'e3o \'e0 =
necessidade do departamento ter um\line doutor nesta \'e1rea, visto que =
possu\'eda uma linha clara, contemplada por um
\line conv\'eanio para doutoramento em ef com a Universidade de =
Coimbra.\line \line Contudo, o golpe final foi dado na minha =
avalia\'e7\'e3o de est\'e1gio probat\'f3rio, em\line reuni\'e3o do dia =
26/01/2000. Nesta avalia\'e7\'e3o, composta por uma comiss
\'e3o com\line dois professores do meu departamento, e mais um outro do =
departamento de\line Fundamentos da EF, o relat\'f3rio final (e =
\'fanico) conclui que:\line \line "a) O professor Hajime Takenchi Nozaki =
n\'e3o demonstrou aptid\'e3o para cumprir
\line com desempenho desejado \'e0s atribui\'e7\'f5es da carreira de =
magist\'e9rio;\line b) Foi identificada incompatibilidade entre o =
referido professor e o\line Departamento de desportos."\line \line Mando =
a todos, em anexo, o referido documento.\line=20
\line Tal fato fez com que eu procurasse de imediato os companheiros da =
APES-SS\line (Sindicato dos Docentes da UFJF), e percebemos v\'e1rios =
pontos contradit\'f3rios\line no que dizem respeito \'e0 forma como foi =
conduzida a avalia\'e7\'e3o do meu est
\'e1gio\line probat\'f3rio, bem como quanto ao conte\'fado assinado pela =
comiss\'e3o de avalia\'e7\'e3o:\line \line a) Quanto \'e0 forma como foi =
avaliado, segundo nossas interpreta\'e7\'f5es, o\line=20
processo foi todo irregular, a banca formada depois de eu j\'e1 =
estar\line trabalhando h\'e1 oito meses, o fato de um membro da banca =
estar afastado da\line Universidade nos seis primeiros meses do meu =
est\'e1gio, o relat\'f3rio ser vago,\line=20
subjetivo e tendencioso, mas fundamentalmente a quest\'e3o de ter sido =
feito\line apenas um relat\'f3rio, quando a portaria prev\'ea a =
necessidade de avalia\'e7\'f5es\line peri\'f3dicas nos 4, 10, 16 e 20 =
m\'eas, al\'e9m da n\'e3
o consulta do corpo discente;\line \line b) Quanto ao m\'e9rito do =
texto, existem inverdades no que dizem respeito \'e0\line minha =
assiduidade, solicita\'e7\'f5es ao departamento para aus\'eancia =
(tenho-as\line=20
registradas em ata) e da falta de disponibilidade para com o aux\'edlio =
ao\line departamento no que diz respeito \'e0 distribui\'e7\'e3o de =
disciplinas; existe\line tamb\'e9m a persegui\'e7\'e3o =
pol\'edtico-ideol\'f3gica quando n\'e3o consideram minha
\line produ\'e7\'e3o acad\'eamica como pertinente ao Departamento, =
quando deferem acusa\'e7\'f5es\line em rela\'e7\'e3o \'e0 minha =
demasiada aten\'e7\'e3o a assuntos n\'e3o relacionados com a\line =
atua\'e7\'e3
o do Departamento (e aqui leia-se o Movimento Nacional Contra a\line =
Regulamenta\'e7\'e3o), bem como quando apontam como t\'edmida e limitada =
minha\line capacidade de iniciativa, desconsiderando que hoje coordeno =
uma\line especializa\'e7\'e3o na \'e1
rea de EF escolar, al\'e9m de coordenar grupos de estudos.\line \line =
Uma vez constatadas as irregularidades, procuramos ajuda jur\'eddica com =
um\line professor advogado, membro do Conselho de Representantes do =
sindicato, que\line=20
tem nos dado valorosa contribui\'e7\'e3o. Aguard\'e1vamos a =
delibera\'e7\'e3o final dada\line pela reitoria. Neste intervalo, foi =
nos solicitado a defesa, contudo a\line entendemos como sendo =
inapropriada para o momento, visto que "No \'e2mbito da\line=20
Unidade, incluindo portanto o pr\'f3prio Departamento, n\'e3o h\'e1 =
qualquer\line inst\'e2ncia decis\'f3ria, mas apenas opinativa" (resposta =
por n\'f3s dada \'e0\line solicita\'e7\'e3o formal).\line \line Assim, =
seguiu-se a \'faltima semana=20
de fevereiro com a tramita\'e7\'e3o interna do\line processo na =
Pr\'f3-Reitoria de Recursos Humanos, semana essa em que pouco\line =
pudemos inclusive acompanhar o processo, visto que est\'e1vamos em meio =
ao\line=20
Congresso Nacional do ANDES (Sindicato Nacional), onde \'e9ramos, ao =
mesmo\line tempo, organizadores e delegados do evento.\line \line =
Finalmente, em 3/3/2000, fui notificado, formalmente, que a reitora =
assinou\line uma portaria com a minha exonera\'e7
\'e3o, ou seja, que a partir daquela data, n\'e3o\line pertenceria mais =
aos quadros da Universidade.\line \line Hoje, dia 10/3/2000, ap\'f3s um =
carnaval um tanto quanto conturbado para todos\line n\'f3
s, entrei com recurso para que a reitora revisse sua posi\'e7\'e3o, e =
caso\line contr\'e1rio, que encaminhasse para o Conselho Superior.\line =
\line Assim, o momento demanda de uma organiza\'e7\'e3o coletiva no =
sentido de press\'f5es\line=20
para que se possa reverter tal exonera\'e7\'e3o ainda no plano =
administrativo\line institucional. Este \'e9 o motivo desta longa =
mensagem que mando a todos voc\'eas.\line Estamos pensando em v\'e1rias =
a\'e7\'f5es, e preciso de muita ajuda de cada um que
\line puder e se sentir \'e0 vontade, contudo existe a necessidade de =
que aquelas\line sejam feitas de forma organizada e concatenada.\line =
\line Para tal, gostaria de encarregar o companheiro \'c1lvaro Quelhas, =
professor da\line Faculdade de Educa\'e7
\'e3o da UFJF, e diretor da APES, previamente consultado,\line para que =
se encarregue de coordenar a\'e7\'f5es com o grupo que ora me dirijo. =
Ele\line estar\'e1 entrando brevemente em contato. O seu e-mail =
\'e9\line \line {\field{\*\fldinst ref=20
HYPERLINK "mailto:alvaro@xxxxxxxxxxxxx"}{\fldrslt {\cs15\ul\cf2 =
alvaro@xxxxxxxxxxxxx}}}\line \line Pe\'e7o para que n\'e3o enviem esta =
mensagem para listas de discuss\'e3o, visto o seu\line car\'e1
ter e tamanho. Pensaremos em diminuir o texto, sem que perca o =
impacto\line das informa\'e7\'f5es. Contudo, n\'e3o quero restringir =
iniciativas pessoais de tocar\line no assunto, com texto pr\'f3prio, nas =
referidas listas. J\'e1 \'e9 tempo de divulgar
\line a informa\'e7\'e3o.\line \line Amigos, pe\'e7o perd\'e3o pelo =
tamanho do texto, e agrade\'e7o desde j\'e1 a\line solidariedade j\'e1 =
dispensada por alguns. Entre as palavras de for\'e7a para mim\line j\'e1 =
pronunciadas, a que tenho mais certo \'e9
de que isto faz parte da nossa\line luta, e que sairemos vitoriosos! Um =
abra\'e7o a todos!\line \line Hajime=20
\par {\cf13 O momento agora \'e9 de for\'e7a coletiva.}=20
\par {\cf13 Nosso Companheiro de Luta, Prof. Hajime Nozaki, sofre =
s\'e9rias persegui\'e7\'f5es no interior da UFJF e precisamos nos =
posicionar frente ao acontecido.}=20
\par {\cf13 Segue abaixo encaminhamentos:}=20
\par {\cf13 Prezados companheiros.\line Recebi alguns pedidos de =
informa\'e7ao. Tentarei fazer aqui os\line esclarecimentos necessarios. =
Maiores informes prestarei diretamente.\line 1. Departamento de =
Desportos/FAEFID - fazem parte do departamento do\line=20
Hajime: o Vice-Reitor da UFJF, o Pro-Reitor de Gradua\'e7ao, o =
Presidente\line da APEF/MG e ex-presidente da APES/SSIND da ANDES. O =
Diretor da FAEFID\line que jah foi presidente da APES/SSIND da ANDES e =
eh membro conselheiro do\line=20
CONFEF. Vejam que a participa\'e7ao de alguns na administra\'e7ao da =
UFJF\line demonstra o peso politico que tem no interior da UFJF. Nao =
tivemos\line condi\'e7oes ainda, de avaliar os possiveis desdobramentos =
dos\line acontecimentos no interior das for
\'e7as que se articularam para elei\'e7ao da\line atual Reitora (centro =
e setores de "esquerda"). Contudo nao devemos\line subestimar as =
dificuldades que estao colocadas no interior da UFJF;\line=20
2. A APES/SSIND da ANDES vem acompanhando o caso desde a aprova\'e7ao =
do\line parecer da comissao no departamento. Foi solicitada uma =
audiencia com a\line reitora para tratar do assunto. Houve resistencia =
por parte dela, mas no\line=20
final da semana recebemos a informa\'e7ao de que a audiencia serah na =
3\'aa\line feira sem hora marcada. Apos a audiencia passarei o informe. =
Foi\line convocado o Conselho de Representantes para discutir o assunto =
na 3\'aa;\line=20
feira. Ainda nao socializamos o assunto com as demais SSIND da ANDES, =
o\line que acontecerah em breve. O advogado que estah acompanhando o =
caso eh\line conselheiro da APES.\line 3. O Hajime protocolizou um =
recurso na 6\'aa feira - 10/03, que a Reitora
\line tem que responder no curso desta semana.\line 4. Alguns =
representantes de outros sindicatos locais jah estao sabendo\line do =
problema, e logo serah articulado um movimento de apoio destas\line =
entidades.\line=20
Diante destes fatos, estamos apontando os seguintes =
encaminhamentos:\line 1\'ba - informa\'e7oes sobre os acontecimentos =
devem ser encaminhadas para\line mim;\line 2\'ba - enviem mensagens de =
solidariedade ao Hajime. Eh importante mante-lo\line=20
confortado neste momento;\line 3\'ba - vamos tentar ampliar o numero de =
envolvidos. Algumas pessoas podem\line nao estar sabendo por diversos =
motivos: nao possuem e-mail, trocaram de\line e-mail, problemas com =
provedores, nao foram relacionados na lista
\line inicial, etc. Fa\'e7am contato corpo a corpo, por telefone ou =
e-mail com\line todos aqueles que se disponham a participar, e pe\'e7am =
para que eles fa\'e7am\line contato comigo para inclui-los na =
rela\'e7ao.\line 4\'ba - Imp
rescindivel e urgentissimo:enviar e-mail e/ou fax individual\line para o =
gabinete da Reitora e da Pro-Reitora de Recursos Humanos da UFJF\line =
solicitando que se reveja a decisao de exonerar o Prof\'ba Hajime =
Takeuchi\line=20
Nozaki com base em processo de avalia\'e7ao carregado de ilegalidades =
e\line inverdades. Isto deve ser feito neste inicio de semana, de =
preferencia\line na 2\'aa e 3\'aa feira, tentando fazer com que a =
Reitora acate o recurso\line=20
interposto pelo Hajime. Os encaminhamentos posteriores serao feitos =
no\line decorrer da semana e conforme os desdobramentos do caso. Eh =
importante\line que se envie o maior numero de mensagens!!! Eh =
importante que todos se\line=20
identifiquem pela area de atua\'e7ao, forma\'e7ao academica, local de =
atua\'e7ao.\line OK?\line P.S: Penso que poderiam enviar uma copia para =
mim do e-mail endere\'e7ado\line para reitoria e pro-reitoria. Assim =
teriamos uma ideia da possivel\line=20
repercussao do movimento. Mando atachado o pedido de recurso do =
Hajime.\line Eh fundamental a participa\'e7ao de todos.\line \line =
}{\field{\*\fldinst ref {\cf13 HYPERLINK =
"mailto:Reitoria@xxxxxxxxxxxxxxxx"}}{\fldrslt {\cs15\ul\cf2=20
Reitoria@xxxxxxxxxxxxxxxx}}}{\cf13 - fax do gabinete da reitora 0XX32- =
2156382\line Magnifica Reitora Professora Dra. Maria Margarida Martins =
Salomao\line }{\field{\*\fldinst ref {\cf13 HYPERLINK =
"mailto:Prorh@xxxxxxxxxxxxx"}}{\fldrslt {\cs15\ul\cf2=20
Prorh@xxxxxxxxxxxxx}}}{\cf13 - fax da pro-reitoria 0XX32- 2293933\line =
Pro-Reitora de Recursos Humanos - Prof\'aa Ana Maria Costa\line Amoroso =
Lima\line \line Um abra\'e7o constrangido,\line Alvaro}
\par=20
\par }
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