RES: [Cevleis-L] Tecnologia Digital

To: <cevleis-l@xxxxxxxxxx>
Subject: RES: [Cevleis-L] Tecnologia Digital
From: "Alexandre H. Quadros" <quadros@xxxxxxxxx>
Date: Thu, 21 Mar 2002 11:40:19 -0300
Renata, Clóvis e demais listeiros,

A solução para as dúvidas apresentadas pela Renata parecem estar vinculadas à distinção entre o dinheiro que os clubes ganham com o direito de imagem nas transmissões de televisão, que é diferente do dinheiro que eles ganham com placas publicitárias nos estádios, que por sua vez é diferente do dinheiro que os mesmos ganham com publicidade eletrônica.

Na minha avaliação preliminar, se uma empresa pretende publicizar seu produto ou sua marca no estádio, é melhor que ela contrate um bom advogado (como a Dra. Renata, v.g.), para que o problema da sobreposição de imagens não prejudique a publicidade. De outra forma, caso o contrato não tenha nenhuma previsão, o que a empresa comprou foi o espaço publicitário destinado às pessoas que pagaram o ingresso e estão presentes no estádio.

Em relação ao comentário do Dr. Mafuz acerca do direito de imagem, encaminhado pelo Clóvis, parece que o autor pretende advogar a necessária contra-prestação do atleta para que tenha direito à remuneração contratada. Ainda não formei juízo definitivo, mas - a despeito de se tratar de um contrato sinalagmático - não me parece que se possa introduzir um elemento de cunho estritamente subjetivo para que o clube possa obstar o cumprimento de sua obrigação contratual. Neste ponto parece necessário inserir mais um elemento de contraponto na discussão: o risco do investidor.

Abraço do

Alexandre Quadros

-----Mensagem original-----
De: cevleis-l-admin@xxxxxxxxxx [mailto:cevleis-l-admin@xxxxxxxxxx]Em nome de R. Zandomenighi
Enviada em: quarta-feira, 20 de março de 2002 13:14
Para: cevleis-l@xxxxxxxxxx
Assunto: [Cevleis-L] Tecnologia Digital



Caros Cevelistas,

A reportagem sobre a exclusividade das transmissões televisivas trazida pelo colega listeiro Pedro Mello fomentou-me uma questão:

A evolução da tecnologia digital é marcante na transmissão de eventos
esportivos atualmente. Exemplo claro é o símbolo da globo estampado no meio dos gramados antes do início das partidas ou mesmo as "placas" digitais (leia-se: publicidade eletrônica), com efeitos e tamanhos diversos, que são inseridas durante as transmissões, conforme bem convém ao transmissor da imagem.

A publicidade eletrônica chama a atenção do telespectador até o ponto de desvincula-lo totalmente dos demais anúncios fixados nos estádios. E quem garante que as placas digitais não podem até mesmo sobrepor as "placas tradicionais" durante a transmissão?

Neste caso, como ficam os anunciantes e patrocinadores que pagam para as entidades de prática esportiva para terem seus nomes estampados nas arenas e claro, objetivam tê-las divulgada pela televisão e não apenas que fiquem restritas aos espectadores presentes no estádio?

Existe alguma lei que limite este tipo de "publicidade"? Como fica o direito de venda de imagem nestes casos? Será que existe previsão contratual compensando de alguma forma os clubes (detentores do direito de NEGOCIAR, AUTORIZAR E PROIBIR a fixacao, a transmissao ou retransmissao de imagem de espetaculo ou eventos desportivos de que participem - Art.42, Lei 9615/98) por estes "anúncios digitais" ?

Esta nova tecnologia, de certa forma, não desestimulará os anunciantes a continuarem investindo nas simples placas plubicitárias fixadas nos estádios, o que consequentemente implicará em uma diminuição na renda dos clubes ( o que cuminado com esta época de crise financeira pela qual vêm passando muitas entidades pode vir a significar uma perda razoável)?

(OBS: neste aspecto confesso não ter noção do valor que é cobrado por um anúncio deste tipo.)

Enfim, como gentilmente já me adiantou o Quadros ( Aliás, valeu Quadros!!), sei que o problema é mais complexo do que coloquei, mas talvez seja interessante saber a opinião de pessoas mais experientes e conhecedoras da área para continuarmos interagindo sobre o assunto...

E como diria o Marcílio : é isso aí!

Abraço a todos

Renata

 

>
>
>_________________________________________________________________
>O MSN Photos é o jeito mais fácil de compartilhar, editar e imprimir suas
>fotos preferidas: http://photos.msn.com.br/support/worldwide.aspx
>


Converse com amigos on-line, experimente o MSN Messenger: http://messenger.msn.com.br
___________________________________________________ CEVLeis-L Adm: Alberto Puga Modo de Usar: http://cev.ucb.br/listas/dicas.htm Mensagens para a lista: Cevleis-L@xxxxxxxxxx Mensagens Anteriores: http://cev.ucb.br/pipermail/cevleis-l/ Sair da lista: http://www.cev.org.br/listas/cevleis/
<Anterior em Tópico] Tópico Atual [Próximo em Tópico>

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.