[Cevleis-L] Re: [Cevleis-L] OITO DE MARÇO

To: <cevleis-l@xxxxxxxxxx>
Subject: [Cevleis-L] Re: [Cevleis-L] OITO DE MARÇO
From: rodrigosimonin@xxxxxxxxxxxxx
Date: Fri, 8 Mar 2002 10:51:55 -0300
 Aproveitando a colocação do colega Marcilio Krieger gostaria de expor a
história desta da data e também parabenizar todas as MULHERES desta lista
!!!
No dia 08 de março de 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova
york entraram em greve. Reivindicaram salário igual ao dos homens e redução
da jornada de trabalho de até 16 horas. Os patrões trancaram as operárias e
incendiaram a fábrica. Todas as grevistas morreram queimadas.
Em 1910, o 1 Congresso Internacional das Mulheres, na Dinamarca, escolhe
o 8 de março como Dia da Mulher. Operárias em greve ja nào são queimadas e a
mulher conquista, às vezes lentamente, parte dos direitos pelos quais luta
há mais de um século.
No Brasil, o direito ao voto só é reconhecido na Constituição de 1934. A
primeira governadora é eleita 60 anos depois.
Parabéns por este dia tão sgnificativo !
Rodrigo Simonin.