Prazer x Paradigmas do lazer

To: cevlazer@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Subject: Prazer x Paradigmas do lazer
From: giuliano@xxxxxxxxxx
Date: Wed, 18 Dec 2002 14:08:09 -0200 (BRST)
Lucia e demais colegas preocupados com o lazer no processo educativo:
A maioria dos autores que escreve sobre lazer, entrou em consenso sobre o lazer
ser lúdico (ver o livro Lazer e prazer, do Gustavo Gutierrez). Particularmente,
acho que o lúdico é algo muito transgressor para estar somente no tempo livre.
De outro lado, nem todo lazer se mostra ludico. Apenas o lazer eh um dos
momentos em nosso tipo de sociedade em que as pessoas se sentem mais livres
para fruir sensações similares a experiencia ludica. Mas quando a gente quer
usar o ludico para uma educacao ludica, as coisas complicam. Creio que o ludico
nao possa ser instrumentalzado, mesmo que usado para fins revolucionarios.
Desta forma, acho que como o lazer eh fruto de nossa sociedade (em algumas
lazer nem existe, pq nao eh visto como coisa separada da vida), inevitavelmente
a educacao PARA ou PELO lazer tem graus de controle da moral de nossa
sociedade. Há sempre limites. Ja quanto a uma educacao pelo ludico... nao sei
dizer. Há um autor legal chamado Frederico Munne, que vai dizer que o tipo de
desenvolvimento pessoal que queremos nas atividades de lazer, pode redundar num
funcionalismo. A verdadeira educacao para o lazer seria aquela que
possibilitasse a educacao para a liberdade, ou seja, fazer o lazer por fazer
(ao contrario do que a gente faz: vou bater uma bola para desestressar, vou
viajar para aparecer na coluna social, etc). O lazer livre teria de ter esse
carater "desinteressado" de funcoes. Mas serah possivel alcancar esse ideal
(que vem desde a Grecia antiga)????
Fico por aqui. Giuliano.
Visitem nosso site http://www.cesumar.br