[Cevlazer-L] Re: [Cevlazer-L] Recreação e Lazer

To: <cevlazer-l@xxxxxxxxxx>
Subject: [Cevlazer-L] Re: [Cevlazer-L] Recreação e Lazer
From: "Jorge Adilson" <acquaspt@xxxxxxxxxxxxx>
Date: Thu, 8 Mar 2001 23:37:04 -0300
Caro Marcelo,
As considerações que faz em sua mensagem sao pertinentes em minha opiniao.
Ao longo desses dias, tenho feito pouca intervencoes, pois estou observando
que a lista esta se convertendo num palco de disputas academicas(peco
desculpas se estiver enganado). A minha primeira intervencao nesta lista,
foi com o intuito realmente de provocar a discussao sobre a formacao de
grupos de recreacao. Procurei relatar um momento da minha vida em que
trabalhava com recreacao em clubes, festas, etc. Nesta ocasiao trabalhava
com a promocao da recreacao enquanto uma pratica de lazer, sem qualquer
outro compromisso. A minha intervencao procurava chamar atencao para este
fato muito comum ainda hoje, e que deveriamos refletir de maneira coletiva
nesta lista sobre possibilidades metodologicas que apontassem para a
construcao de uma proposta realmente comprometida com a conscientizacao do
ser humano apartir da recreacao. O concenso em torno da utilizacao da
recreacao como meio com certeza deve existir, entretanto nao podemos
assegurar quantos e quais sao esses profissionais. A julgar pela enorme
quantidade de cursos de qualificacao profissional propostos nesta area e que
nem sempre apresentam uma proposta critica, podemos supor que este concenso
nem sempre consegue chegar ateh a base das praticas realizadas nos diversos
espacos sociais. Por isso eh necessario propormos acoes que possam reverter
esse quadro. Discutir os aspectos historicos e filosoficos sobre a recreacao
e lazer eh com certeza uma das formas promover a construcao de uma nova
consciencia e de uma nova pratica pedagogica. Precisamos tambem, combater
estas propostas de qualificacao que evidenciam apenas o aspecto promocional
da recreacao enquanto um produto que deve ser consumido. Nesse sentido,
gostaria de fazer alusao ao Nelson Carvalho Marcellino, que na minha opiniao
tem sido a pessoa que mais contribui para a formacao de quadros criticos
para atuar na recreacao. Sao algumas questoes para a continuidade do debate
em torno de propostas sistematizadoras.
Abracos ,
Jorge Adilson( Prof. de Ed. Física da UNEB-BA)
  • [Cevlazer-L] Re: [Cevlazer-L] Recreação e Lazer, Jorge Adilson <=