[Cevlazer-L] participação na lista

To: cevlazer-l@xxxxxxxxxx
Subject: [Cevlazer-L] participação na lista
From: Chris Werneck <chris@xxxxxxxxxxx>
Date: Sun, 04 Mar 2001 08:28:51 -0800
Caros listeiros,
em primeio lugar, perdoem-me pela msg duplicada enviada anteriormente.
Em segundo lugar, nao costumo encaminhar msg pessoais neste espaco, mas
gostaria de me dirigir especialmente a professora EDILA, e acho que isso
deveria ser feito publicamente, pois pode nos ajudar a pensar como a
participacao na lista deveria ser processada, daqui pra frente.
As palavras da professora Edila me fizeram refletir bastante e, se foram
aqui colocadas, expressam preocupacoes concretas, as quais considero
muito validas e importantes. No caso da ultima discusao, a lista pode
ter virado "veiculo de alguns" justamente pq sao poucos aqueles que
estao dispostos a expressar opinioes - afinal, quem diz o que pensa,
alem do risco de ser mal compreendido, se "expoe", ganha trabalho extra
e, no fundo, sabe que suas ideias podem coincidir com a opiniao de
alguns, mas nao de todos, gerando polemicas. Alem disso, a medida que
alguem escolhe expressar sua opiniao, pode gerar varias outras
intervencoes. Enquanto novas msg vao sendo veiculadas, a pessoa que
colocou seu ponto de vista escolhe se vai continuar intervindo, ou nao.
Eu havia escolhido a primeira opcao, mas nao queria "monopolizar" a
discussao, apesar de estar sempre intervindo, pois muitas msg faziam
mencao as minhas observacoes. Continuei "discutindo" ateh o momento em
que surgiu o questionamento se este tipo de discussao deveria ser
continuada, com duvidas se era pertinente, ou nao, na lista. Ateh entao,
eu achava que sim. Em momento algum eu quis inibir os outros colegas
inscritos (que tb nao sei quem sao, muito menos quantos) com as minhas
observacoes, que podem ter soado como uma pretensiosa forma de tolher a
opiniao alheia, como a profa. Edila afirmou. Com todo respeito, apesar
de eu entender o lado colocado pela professora, bem como a interpretacao
que ela e outros podem ter tido com relacao a participacao das pessoas
manifestaram seu pensamento (entre as quais me incluo exatamente por ter
sido responsavel por varias mensagens) eu eu nao poderia deixar de dizer
que, se as minhas palavras soaram como uma "dificil proposta", marcada
pela superposicao de conceitos distantes da realidade concreta dos
nossos alunos, nao era isso que eu queria, muito pelo contrario, lamento
e fico extremamente despontada pela impressao que pode ter ficado para
alguns, com relacao as minhas contribuicoes - digo CONTRIBUICOES porque
eu gostaria que fossem vistas assim, e nao como uma abominaval forma de
fazer com que os colegas listeiros se sentissem incapazes, como uma
estrategia de poder, ideias com as quais eu nao compartilho,
definitivamente. Que este episodio sirva de exemplo para todos nos.
Por essa razao, se uma das finalidades deste veiculo for, realmente, o
incentivo a participacao de todos os listeiros, creio que deveriamos ser
mais cautelosos com relacao ao conteudo das msg veiculadas, pois muitas
vezes elas sao mais agressivas e destrutivas de que efetivamente
construtivas, e isso pode aumentar ainda mais a dificuldade que as
pessoas encontram para expressar suas ideias. O respeito aa opiniao
alheia e a etica deveriam ser principios basicos a serem adotados neste
espaco, e com isso nao estou "dando indiretas" para ninguem, apenas
chamando a atencao para que todos nos passemos a tomar este cuidado.
Perdoem-me por utilizar este espaco para lidar com essa questao, mas soh
optei por faze-lo por achar que ele pode servir de exemplo para todos
nos, para que sejamos mais cautelosos daqui pra frente e garantir que
este seja, efetivamente, um espaco democratico no sentido da construcao.
Caso alguem mais queira conversar e trocar ideias comigo sobre essas
questoes, estou a disposicao no meu email pessoal, embora possa faze-lo
apenas a partir de quinta feira, quando retornarei da viagem que farei
hoje para SP.
Talvez seria importante se a profa. Silvia Amaral, coordenadora desta
lista, assumisse os encaminhamentos a serem seguidos neste espaco daqui
pra frente, para que todos possam participar da maneira mais adequada,
ter conhecimento e contribuir com o estabelecimento das regras e das
possibilidades que se abrem nesta lista de discussao.
Abracos cordiais a todos, Christianne