Re: [cevjudo-L] Porque uma didática para o Judô?

To: <cevjudo-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Subject: Re: [cevjudo-L] Porque uma didática para o Judô?
From: "Haroldo de Lima Arouca" <arouca@xxxxxxxxxxxx>
Date: Thu, 7 Aug 2003 18:30:46 -0300
Paulo, demais amigos da lista,
Temos formações muito diferentes, vc, por sua formação acadêmica em E.F. tem
uma visão do judô diferente da minha, nos mais de 25 anos em contato com
esta 'modalidade esportiva' (para mim é muito mais do que isso, não só para
mim ,se vc tiver a curiosidade de rever o mail sobre definição do que é o
judô ...) v... tive muita sorte pois todos os meus senseis também eram
graduados em educação física e deles recebi além da formação custumeiramente
dada aos demais praticantes, caminhos que me levavam sempre à biblioteca
onde pude questionar e aprender um pouco mais, para tornar meu caminho um
pouco mais 'suave'. Juro que nunca me via na posição em que me encontro,
porém minha especialização é a educação e tento aplicar as teorias em meu
dojô, questionando sempre tudo e procurando fazer do judô um meio para
formar pessoas e não um fim nele mesmo.
Lógico que sorvo cada linha que vcs escrevem em longos goles, aprendo e
procuro dirimir minhas dúvidas, minha ambição é me tornar um profissional
completo em judô só que, para isto, não posso perder a definição do que
exatamente eu quero ser,o treinador de judô não é um mero prescritor de
exercícios físicos, desenvolver o corpo de seus treinandos deve ser apenas
uma de suas preocupações, a ênfase deve ser dada no desenvolvimento das
pessoas, em estimular a necessidade pelo auto aperfeiçoamento e o desejo de
ser melhor a cada dia ...
Os motivos doa pais trazerem os alunos a minha academia não é diferende da
pesquisa da judo brasil ... 53% disciplina, 19% Filosofia contra apenas 17%
dos aspectos físicos.
Fonte: Fabien Pereira da Silva
Abracos aos meus senseis virtuais
Haroldo de Lima Arouca