[Cevjudo-L] Nutricao

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Subject: [Cevjudo-L] Nutricao
From: "Mauro Cesar Gurgel de Alencar Carvalho" <mcgac@xxxxxx>
Date: Fri, 27 Oct 2000 13:38:27 -0200
NUTRIÇÃO E ATIVIDADES FÍSICAS:
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A fonte mais importante de energia no organismo é a glicose, que
normalmente está armazenada nos musculos e fígado em forma de glicogênio,
podendo ser rapidamente convertida por glicogênese em glicose(seria uma
forma de conseguir energia).
A quantidade de glicogênio disponível nos músculos é o fator mais importante
que determina a atividade que pode ser desenvolvida sem adquirir rapidamente
um cansaço.Esta quantidade de glicogênio(energia) determinará a resistência
e a capacidade fisica do atleta. Um esforço intenso possivelmente só se
consegue se existir bastante glicogênio(energia) que esta armazenado a nivel
da musculatura do atleta.
A fonte mais importante de energia na dieta são os carboidratos, porque
estes compostos são rapidamente convertidos em
glicose(combustão).Carboidratos entende se os alimentos como arroz, trigo,
macarrão,etc.
Esta é uma das razões importantes pelas quais os atletas têm um alimentação
muita rica em carboidratos nos dias anteriores as competições. A fonte
secundária mais importante de energia utilizada para manter a atividade
muscular é a gordura corporal.
Aproximadamente 20 minutos de exercícios, o organismo começa a liberar
ácidos graxos armazenados e utilizá-los como fonte de energia,
principalmente gordura corporal e não gordura da dieta que é utilizada com
este propósito.Ou seja, primeiramente o organismo durante um esforço itenso
vai conseguir energia através da musculatura conseguindo glicogênio
armazenado, em segundo instante vai conseguir energia nas gorduras do
organismo liberando o acido graxo como fonte de energia.
Apesar das gorduras poderem suprir uma energia para a atividade muscular em
maior proporçao que os carboidratos, uma dieta rica em gorduras não é
recomendável, já que gorduras e carboidratos se consumidos em excesso são em
geral convertidos em gordura dentro do organismo e podem ter um efeito
cetogênico na utilização a longo prazo e desenvolver doença cardiovascular
como infarto, derrames,pressão alta, colesterol,etc.As proteínas são
necessárias para o crescimento da massa muscular e para reparação tecidual,
mas não são uma fonte importante de energia celular .Proteinas são os
alimentos como carne, soja, queijo,ovos, leite,etc.A necessidade de proteína
não aumenta com o exercício , dificilmente o atleta termina queimando as
proteínas do organismo.O uso excessivo de proteínas pode provocar sua
eliminação na urina, o que pode provocar por si só uma desidratação e
alterar a performance e a resistência física do atleta, podendo inclusive
desmaiar, já que o excesso de proteínas normalmente não é armazenado e põe
um aumento de trabalho em cima do fígado e dos rins.
Resumindo: para os atletas que irão competir deverão se alimentar antes com
alimentos ricos em carboidratos ou seja ; macarrão,arroz,massas em geral,
pouca gordura e pouco carboidrato, não esquecendo que uma boa alimentação
deverá conter todos esses elementos em quantidades adequadas.
Fonte:Clinica Ortomolecular Efrain Olszewer.
CLINICA_ALDROVANDI@xxxxxxxxxxxx
DR.RONIE H.ALDROVANDI - CARDILOGISTA
MEDICO 4 DELEGACIA ALTA PAULISTA
1 DAN - CLUBE MARAJOARA - TUPÃ-SP
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