Texto de Nizan Guanaes

To: geg-fmu@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Subject: Texto de Nizan Guanaes
From: "Ricardo Augusto (Cado)" <cadojudo@xxxxxxxxxx>
Date: Sun, 06 Jul 2003 22:13:30 -0000
Senhoras e Senhores,
Se eu pudesse dar um conselho em relação ao futuro diria "usem filtro
solar".
Os benefícios, a longo prazo, do uso do filtro foram cientificamente
provados.
Os demais conselhos que dou baseiam-se unicamente em minha própria
experiência.
Eis aqui um conselho: desfrute do poder da beleza da juventude. Oh,
esqueça você só vai compreender o poder e a beleza de sua juventude
quando já tiverem desaparecido, mas, acredite em mim, dentro de vinte
anos, você olhará suas fotos e compreenderá de um jeito que não pode
compreender agora, quantas oportunidades se abriram para você, eram
realmente fabulosas.
Você não é tão gordo quanto imagina, não se preocupe com o futuro. Ou
se preocupe, se quiser, sabendo que a preocupação é tão eficaz quanto
tentar resolver uma equação de álgebra mascando chiclete. É quase
certo que os problemas que realmente têm importância em sua vida são
aqueles que nunca passaram por sua mente. Tipo aqueles que tomam
conta de você às 4 horas da tarde em alguma Terça-feira ociosa.
Todos os dias, faça alguma coisa que seja assustadora.
Cante.
Não trate os sentimentos alheios de forma irresponsável. Não tolere
aqueles que agem de forma irresponsável em relação a você. Relaxe.
Não perca tempo com a inveja. Algumas vezes você apanha, algumas
vezes perde. A corrida é longa e, no final tem que contar só com
você. Lembre-se dos elogios que recebe. Esqueça os insultos (se
conseguir fazer isso, me diga como).
Guarde suas cartas de amor. Jogue fora seus velhos extratos
bancários. Estique-se.
Não tenha sentimento de culpa se não sabe muito bem o que quer da
vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não tinham, aos 22 anos,
nenhuma idéia do que fariam na vida. Algumas das pessoas mais
interessantes de 40 anos que conheço ainda não sabem.
Tome bastante cálcio.
Seja gentil com seus joelhos. Você sentirá falta deles quando não
funcionarem mais.
Talvez você se case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance uma valsinha quando
fizer 75 anos de casamento.
O que quer que faça, não se orgulhe nem se critique demais.
Todas as suas escolhas têm 50 % de chance de dar certo.
Como as escolhas de todos os demais.
Curta seu corpo da maneira que puder.
Não tenha medo dele ou do que outras pessoas pensem dele.
Ele é seu maior instrumento.
Dance, mesmo que o único lugar que você tenha para dançar seja sua
sala de estar.
Leia todas as indicações mesmo que você não as siga.
Não leia revista de beleza. A única coisa que elas fazem é mostrar
você como uma pessoa feia.
Saiba entender seus pais. Você nunca sabe a falta que vai sentir
deles. Seja agradável com seus irmãos. Eles são seu melhor vínculo
com seu passado e aqueles que, no futuro provavelmente nunca deixarão
você na mão. Entenda que amigos vão e vem mas que há um punhado deles
preciosos, que você tem que guardar com carinho.
Trabalhe duro para transpor os obstáculos geográficos e da vida,
porque quanto mais você envelhece tanto mais precisa das pessoas que
conheceram você na juventude.
More em São Paulo, mas mude-se antes que a cidade transforme você em
uma pessoa dura.
More em Salvador na Bahia, mas mude-se antes de tornar-se uma pessoa
muito mole.
Viaje.
Aceite verdades eternas: os preços sempre vão subir; os políticos são
todos mulherengos; você também vai envelhecer, vai fantasiar que,
quando era jovem, os preços eram acessíveis, os políticos eram nobres
de alma e as crianças respeitavam os mais velhos.
Respeite as pessoas mais velhas.
Não espere apoio de ninguém. Talvez você tenha uma aposentadoria,
talvez tenha um cônjuge rico. Mas, você nunca sabe quando um ou outro
pode desaparecer.
Não mexa muito em seu cabelo, senão, quando tiver quarenta anos, vai
ficar com aparência de oitenta e cinco.
Tenha cuidado com as pessoas que lhe dão conselhos, mas seja paciente
com elas.
Conselho é uma forma de nostalgia. Dar conselho é uma forma de
resgatar o passado na lata do lixo, limpá-lo, esconder as partes
feias e reciclá-lo por um preço maior que realmente vale. Mas
acredite em mim quando eu falo do filtro solar.