Re: [cevfisio-L] músculos sinergistas

To: cevfisio-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx, cevfisio-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Subject: Re: [cevfisio-L] músculos sinergistas
From: Moraes & Camila <lcmoraes@xxxxxxxxxxxxxxxx>
Date: Sun, 14 Sep 2003 22:31:02 -0300
Amigo Listeiro!
Aí vai
AGONISTAS - Também conhecidos como motor primário é o grupo muscular
responsável pela ação principal do movimento. Exemplo. No exercícioda
rosca bíceps, durante a contração concêntrica o bíceps é o motor primário
ou agonista.
ANTAGONISTAS - É o músculo ou grupo muscular que se opõe à açãodos
agonistas coordenando, moderando ou freando o movimento. No exemplo acima o
tríceps funciona como principal antagonista.
SINERGISTAS - Sem interferir, facilitam a ação do agonista contraindo-se da
mesma forma e no mesmo momento do agonista. No exemplo acima o
braquioradial é sinergista assim como os flexores do punho.
ESTABILIZADORES - Como o próprio nome sugere, estabiliza guiando e ou
facilitando a ação muscular fornecendo base firme. No exemplo acima o
trapézio é um dos que estabilizam o exercício.
Se ainda tiver dúvida raciocine da seguinte forma. Uma contusão no
antagonista, no sinergista ou no estabilizador impede, no exemplo acima, a
execução da rosca bíceps.
Literatura recomendada:
1. BRUNNSTROM, Signe - Cinesiologia Clínica - Ed. Manole Ltda. - 4ª edição
- São Paulo - 1989.
2. HAY, James G. - Biomecânica das Técnicas Desportivas - Ed.
Interamericana, 2ª edição, R.J. 1981.
3. KENDALL, Florence Peterson e Elizabeth K. Mc Creary - Músculos Provas e
Funções. Ed. Manole Ltda. 3ª edição, 1987.
4. MIRANDA, Edalton - Bases de Anatomia e Cinesilogia. Ed. Sprint R.J. 2000.
Em tempo. Desses livros o que não pode faltar na sua biblioteca é o do
Prof. Miranda.
Espero que ajude:
Um grande abraço
Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 3529