Re: [Cevfisiologia-L] Relação Cortisol/Testosterona

To: cevfisiologia-l@xxxxxxxxxx
Subject: Re: [Cevfisiologia-L] Relação Cortisol/Testosterona
From: Roberto Landwehr <robland3@xxxxxxxx>
Date: Thu, 24 Jan 2002 20:45:36 -0700
Olá Rodrigo,

Desculpe a demora, mas estou com problemas de provedor. Escrevi essa msg há vários dias mas não consegui enviar e salvei comno draft, esquecendo-me posteriormente de enviá-la.
Deve estar havendo algum erro de interpretação na palestra do seu professor.
A relação cortisol/testosterona não tem a ver com lactato. Pelo menos menos que me conste
Cortisol e testosterona são hormônios esteróides liberados como
consequência do exercício e lactato é o produto final da glicólise
quando o piruvato toma a via da fermentação anaeróbia.
Lactato em geral é utilizado como marcador de intensidade do exercício,
enquanto que cortisol é utilizado para medir a resposta adaptativa à
intensidade ou duração do exercício, uma vez que possui propriedades
catabólicas, ao contrário da testosterona que possui propriedades
anabólicas.
Não existe nenhum aparelho portátil igual aos de lactato no mercado que
meça cortisol ou testosterona.

Saudações,

RL