Re: [cevefesc-L] Resumo 24

To: <cevefesc-L@xxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Subject: Re: [cevefesc-L] Resumo 24
From: "Guilherme Pacheco" <gpacheco@xxxxxxxxxxxxxxx>
Date: Mon, 5 Aug 2002 02:15:02 -0300
Cláudia e demais colegas (inclusive os que não pensam como eu),
Antes de tudo uso a saudação de Bons Ventos por motivos que nada têm a ver
com a EF e muito menos com as recentes msgs desta lista. Claudia, imagine só
se se eu ironizasse o seu "Deus do Céu" ou o "Salve Rainha" do Laércio. Mas
não se preocupe, fui batizado no dia de N.Sa. da Glória.
Mas concordo com vc quando diz que o atual conselho (me refiro ao CREF 01)
pouco tem acrescentado a nossa área escolar. E pior, busca status, ou
legitimação por vias tortuosas como disse a Cláudia.
E é exatamente por isso que me disponho a falar aqui e em outros lugares
(já faz tempo) e como saldo arranjo alguns desafetos dos dois lados (os
brancos e os vermelhos ou os girondinos e os jacobinos).
Porém isso pouco tem a ver com a regulamentação da profissão. Seria mais ou
menos como comparar Estado com Governo.
A tese que a regulamentação é inútil, que claramente está por trás das
grandes críticas, também não está ajudando em nada.
Fico com a posição do Henrique, quando indica que agora a lida deve supor a
existência do CONFEF e dos CREF´s, gostem ou não.
Talvez você, Cláudia (e os que pensam como ela), sejam capazes de dissolver
o Congresso porque a maioria não lhes satisfaçam. Sim, é substancialmente
diferente. Mas o sofisma é mesmo para fazer pensar.
Enfim, aos que pensam como a Cláudia convido a lançar aqui uma contribuição
mais profunda e menos corporativista do que aquelas que até agora fomos
capazes de realizar.
Em tempo. Li o artigo recomendado pela Cláudia. Ótimo, especialmente quando
usa o Nome da Rosa de Umbeerto Eco. Aproveitei para retirar do mesmo texto
um a lição:
"Contudo, tanto o indivíduo como o seu contexto não são homogêneos, assim
como é o tratamento técnico da informação , que realiza a formação dos
estoques de informação. A realidade onde se pretende que a informação atue
para gerar conhecimento é fragmentada em suas condições políticas,
econômicas e culturais. Os habitantes desta realidade são multifacetados em
suas competências para absorver a informação, diferenciando-se, em aspectos
como :grau de instrução, nível de renda, acesso aos códigos formais de
representação simbólica, acesso e confiança nos canais de transferência da
informação, estoque pessoal de conhecimento acumulado, dentro das diferentes
realidades informacionais e sua competência na decodificação e utilização do
código lingüístico comum ."
No mínimo devemos pensar sobre variados aspectos.
Bons Ventos! A todos.
Guilherme Pacheco