[Cevdopagem] Repouso e gripe.

Sabino Vieira Loguercio svloguer em terra.com.br
Segunda Junho 23 00:22:00 BRT 2008

Querido amigo Nilson
Se regenerar músculo é doping, então também é doping fazer repouso para
curar uma gripe, pois o que se busca com isso é exatamente sair do estado de
doença para manter o estado de saúde. Ou seja, um trabalhode regeneração ou
reparação ou de cuidado com o próprio corpo.

Evidentemente, se o atleta busca a vantagem biológica de transformar seu
soma "normal" (ou íntegro, ou em estado de higidez, com a homeóstase em
total equilíbrio) para alcançar um melhor rendimento estará sendo desleal,
mas se há indicação médica para a regeneração muscular por qualquer meio que
o faça retornar à situação de normalidade, esta é uma questão médica e não
desportiva.

O problema todo é comprovar a fraude, o que é muito mais fácil quando se tem
uma prova clara, como o caso das roupas de que fala o Álvaro ou, como já li,
num tênis de origem francesa que "impulsiona" o atleta. Mas isso eles
consideram "progresso" tecnológico.

Sabino