[Cevdopagem] Le Monde aponta envolvimento do atual líder do Tour em operação de doping

Ana Teresa Guazzelli Beltrami aninhabeltrami em yahoo.com.br
Domingo Julho 29 11:59:15 BRT 2007


28/07/2007 - 16h06  "Le Monde" aponta envolvimento do atual líder do Tour em operação de doping  
  Paris, 28 jul (EFE).- O jornal esportivo francês "Le Monde" disse que o ciclista espanhol Alberto Contador, atual líder do Tour de France, aparece citado nos documentos confiscados pela Polícia do país na investigação da chamada "Operação Puerto", esquema de doping envolvendo diversos atletas.

A publicação reproduz dois trechos, em espanhol, de documentos relacionados ao caso em que o nome de Alberto Contador aparece junto ao de outros ciclistas e que fazem parte da "documentação relativa às atividades supostamente ilícitas" do médico Eufemiano Fuentes, suposto responsável da trama de doping.

Sempre segundo o "Le Monde", estes trechos correspondem ao planejamento da temporada 2005 da equipe Liberty-Seguros, em que Contador estava à época.

Para o jornal francês, estas citações tornariam inválidas a justificativa que vinha sendo dada pelos organizadores do Tour para autorizar a participação de Contador na prova francesa, no sentido de que não há provas de que o corredor espanhol estivesse vinculado à clientela de Fuentes.

No primeiro documento apreendido pela Guarda Civil num dos apartamentos de Madri revistados durante a "operação Puerto", identificado com o número 3, está o nome completo do atual camisa amarela da prova, junto ao de outros 15 ciclistas.

O segundo, o número 31, se refere a anotações manuscritas que levavam o título de "individualização" e no qual, segundo a investigação, os corredores da equipe Liberty Seguros são identificados pelas iniciais - em que A.C. é Alberto Contador.

Além disso, aparecem as identificações R.H. (Roberto Heras), M.S.

(Marcos Serrano), J.B. (Joseba Beloki), I.G. (Igor González), A.V.

Ángel Vicioso, J.J. (Jörg Jaksche), A.D. (Alan Davis) e L, que não foi identificado.

Em declarações ao "Le Monde", Jaksche se queixou que Contador foi autorizado a disputar a prova no momento da solicitação de uma suspensão de dois anos para o italiano Gianpaolo Caruso, que não aparece mais envolvido na investigação que o corredor.

"Há um tratamento diferente de acordo com os corredores", denunciou o alemão, que confessou ter contado sua vida de ciclista dopado à Polícia Federal de seu país na última quarta e quinta. 
   
  http://esporte.uol.com.br/ultimas/efe/2007/07/28/ult1777u70784.jhtm

       Alertas do Yahoo! Mail em seu celular. Saiba mais.


Mais detalhes sobre a lista de discussão cevdopagem

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.