[Cevdopagem] Pan do Rio assiste surpreendente ausência de casos de doping

Ana Teresa Guazzelli Beltrami aninhabeltrami em yahoo.com.br
Domingo Julho 29 11:54:25 BRT 2007


27/07/2007 - 18h27  Pan do Rio assiste surpreendente ausência de casos de doping  Das agências internacionais
No Rio de Janeiro (RJ)  Poucos dias antes do final da competição, os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro estão próximos de uma marca surpreendente em termos de exame antidoping. Até o momento, nenhum caso foi confirmado na competição, que termina neste domingo.

"Estamos certamente surpreendidos. Se trata de um feito inédito e formidável para a história do esporte, mas ao mesmo tempo isso nos preocupa e nos faz perguntar se estamos fazendo algo equivocado nas análises",comentou Eduardo Henrique de Rose, presidente da Comissão Médica da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana).

Apesar de nenhum atleta ser pego nas amostras obtidas durante a competição, o Brasil chegou a perder uma atleta por acusação de doping. A jogadora de vôlei Jaqueline testou positivo em teste realizado antes do Pan do Rio, logo após partida disputada pela Liga Italiana de vôlei e foi desligada da delegação que ganhou a medalha de prata no torneio de vôlei.

Até o final de quinta-feira, 791 amostras recolhidas durante a competição e mais 203 pertencentes à exames surpresa efetuados na Vila Pan-Americana foram levados para análise. Outras 130 ainda passariam pelos testes nesta sexta-feira.

"Estamos fazendo um monitoramento exaustivo de uma das modalidades e o resultado é ótimo. Cientificamente estamos olhando com lupa todos as etapas do exame, desde o controle de qualidade das máquinas até os responsáveis pela custódia das amostras", analisou de Rose.

As modalidades que serviram como classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, foram tratadas como prioridade para a Odepa, mas todas as 34 modalidades presentes na competição foram alvo de intenso cuidado. 
   
  http://pan.uol.com.br/pan/2007/ultnot/2007/07/27/ult4343u1228.jhtm
   
  ________________________________________________________________
   
    27/07/2007 - 22h22  Pan-Americanos do Rio-2007 são os mais limpos da história: Vásquez Raña  
  RIO DE JANEIRO, 27 jul 2007 (AFP) - Os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro são os mais limpos da história, com nenhum caso de doping detectado, anunciou nesta sexta-feira o presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Mario Vásquez Raña.

"Colocamos o dedo na ferida para conseguir a limpeza nos Jogos", afirmou o dirigente mexicano, lembrando que, nesta edição, que termina no domingo, a Agência Mundial Antidoping (AMA) aplicou novos e sofisticados mecanismos de detecção.

"Eu me sinto totalmente feliz, satisfeito e orgulhoso destes Jogos nesse aspecto. Foram os torneios mais limpos até o dia de hoje. De 1.300 testes que realizamos, nenhum deu positivo", acrescentou Vásquez Raña, no primeiro dia das finais do torneio de Boxe.

Ele rejeitou que o ciclismo seja excluído do programa dos Jogos Olímpicos, devido aos sucessivos casos de doping, como os do Tour de France-2007.

"Como não vai continuar?", respondeu com surpresa o mais alto chefe do esporte pan-americano. 
   
  http://esporte.uol.com.br/ultimas/afp/2007/07/27/ult33u65593.jhtm

  
       Alertas do Yahoo! Mail em seu celular. Saiba mais.


Mais detalhes sobre a lista de discussão cevdopagem

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.