Re: [Cevdopagem] Atacante Dodô, do Botafogo, recebe pena de 120 dias por doping

Sabino Vieira Loguercio svloguer em terra.com.br
Quinta Julho 26 00:15:58 BRT 2007

Que barbaridade, Ana !
Sabino

----- Original Message -----
From: "Ana Teresa Guazzelli Beltrami" <aninhabeltrami em yahoo.com.br>
To: "Cevdopagem" <cevdopagem em listas.cev.org.br>
Sent: Wednesday, July 25, 2007 9:54 AM
Subject: [Cevdopagem] Atacante Dodô, do Botafogo, recebe pena de 120 dias
por doping

> 24/07/2007 - 21h24  Atacante Dodô, do Botafogo, recebe pena de 120 dias
por doping
>   Guilherme Toscano
> No Rio de Janeiro
>
>           O atacante Dodô, do Botafogo, foi punido pelo STJD (Superior
Tribunal de Justiça Desportiva), nesta terça-feira, por uso de femproporex.
Incurso no artigo 244 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), foi
condenado por unanimidade a 120 dias de suspensão. O jogador deixou o
plenário após o voto do segundo auditor do caso, acompanhado de sua esposa,
Tatiana Lucas, e do vice-presidente de futebol do clube, Carlos Augusto
Montenegro.

>   "Não tivemos sorte hoje [terça], mas amanhã [quarta] já vou recorrer e
espero que aconteça logo na quinta-feira da semana que vem um novo
julgamento e espero que a decisão seja diferente", disse o advogado de Dodô,
Carlos Portinho.

> "Se eu não conseguir reverter essa decisão, pelo menos vou tentar a
redução da pena em 60 dias", completou Carlos Portinho.

> Durante o anúncio do voto de cada um dos cinco auditores do caso, era
possível ouvir dentro da sala em que foi realizado o julgamento os
torcedores do Botafogo, cantando em apoio ao atacante botafoguense. Houve
uma mobilização da torcida do time carioca, o que já tinha provocado o
atraso da sessão, pois se solicitou reforço policial no local. No fim, cerca
de dez alvinegros, exaltados, avisavam que iriam "pegar" os auditores.

> Em um auditório lotado, o julgamento começou às 17h42 e durou quase quatro
horas. Assim que chegou ao tribunal, Dodô, que passou praticamente todo o
julgamento abraçado à mulher, aparentava nervosismo com a ameaça de ser
suspenso por até 360 dias - pena máxima. A defesa do jogador pediu a
absolvição ao alegar que ele não tinha a intenção de se dopar, chegando a
dizer que Dodô foi envenenado.

> Já a procuradoria, por meio de Marcelo Jucá, sustentou que, independente
da intenção do atacante, o atleta é responsável por aquilo que ingere, e,
citando o Regulamento de Dopagem da CBF (Confederação Brasileira de
Futebol), colocou que tanto o profissional, quanto o clube, não deveriam
confiar em produtos fornecidos por uma farmácia de manipulação.

> Por conseqüência, pediu a condenação do jogador por ter atuado com
femproporex em seu organismo. O procurador teve êxito e conseguiu convencer
os cinco auditores, que votaram pela pena mínima de 120 dias.

> "Tenho certeza de que o Dodô é inocente, mas eles [auditores] inventaram
um novo termo, a 'responsabilidade objetiva', em que um inocente é culpado.
Tenho fé na justiça e vamos recorrer", reclamou Carlos Augusto Montenegro,
vice de futebol do Botafogo.

> Como o centroavante está afastado desde o dia 9 de julho - data em que foi
confirmado o doping -, Dodô já cumpriu 15 dias da pena. Se o advogado do
clube não conseguir a redução, o jogador só poderá voltar aos gramados no
mês de novembro.

>   http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2007/07/24/ult59u126479.jhtm
>
>        Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê. Saiba mais.
> http://www.cev.org.br/br/listas/listas.asp?cd_lista=96

http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=svloguer&_l=1,1185368115.8148
89.16139.calomba.hst.terra.com.br,7035,Des15,Des15

> Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 24/07/2007 / Versão:
5.1.00/5081