[Cevdopagem] E o ciclismo outra vez....

Ana Teresa Guazzelli Beltrami aninhabeltrami em yahoo.com.br
Quarta Julho 25 10:20:48 BRT 2007

25/07/2007 - 07h22  Equipes da França e da Alemanha protestam contra o doping no Tour de France
  Orthez (França), 25 jul (EFE).- As equipes franceses Ag2r, Agritubel, Bouygues, Cofidis, Crédit Agricole e Française des Jeux e as alemãs Gerolsteiner e T-Mobile fizeram esta manhã um protesto contra o doping, antes do início da 16ª etapa do Tour de France, disputada entre Orthez e Col d'Aubisque.

Minutos antes da largada, os corredores destas equipes, que na terça-feira fundaram o "Movimento por um Ciclismo Crível", se sentaram na estrada para repudiar o doping.

O Tour de France divulgou na terça-feira que o exame de doping do cazaque Alexandre Vinokourov deu positivo. O ciclista, um dos favoritos, foi excluído pela equipe suíça Astana de imediato.

A Astana aceitou deixar o Tour de France por causa do incidente, a pedido da organização.

  http://esporte.uol.com.br/ultimas/efe/2007/07/25/ult1777u70402.jhtm

    25/07/2007 - 09h13  Volta da França encontra mais um ciclista com doping positivo
  Das agências internacionais
Em Orthez (França)
  Mais um ciclista foi pego no doping na edição deste ano da Volta da França. Desta vez a substância identificada foi testosterona em excesso, de acordo com um oficial da agência responsável pelos exames.

Em matéria publicada pelo jornal francês L'Equipe, nesta quarta-feira, o oficial disse não saber a identidade do atleta. A fonte do diário falou em condições de anonimato porque não estava autorizada a discutir o caso com jornalistas.

Na terça-feira, o mesmo jornal reportou o caso de Alexandre Vinoukourov, que testou positivo para uma transfusão de sangue proibida. Os últimos resultados são do estágio 11, realizado na quinta-feira passada.

Sem anunciar o nome do ciclista, o jornal afirmava que um anúncio oficial deverá ser feito em breve pela UCI (União Internacional dos Ciclistas).

As análises dos testes foram realizadas pelo laboratório Chatenay-Malabry, próximo a Paris. Traços de testosterona foram encontrados na amostra de urina do ciclista ainda não identificado, sendo que o hormônio teria sido administrado, e não produzido naturalmente pelo corpo.

Na última terça-feira, foi revelado o caso de Patrik Sinkewitz, outro ciclista que testou positivo para testosterona administrada, mas em exames realizados antes da Volta da França.

  http://esporte.uol.com.br/ciclismo/ultimas/2007/07/25/ult4360u95.jhtm

  "Tudo isso é falso", declara Vinokourov

---------------------------------
    O ciclista da Astana, pego em exame antidoping, diz que é inocente e aponta queda como motivo para "engano" no resultado de sua análise.

  Por Daniel Balsa

Pego no exame antidoping após o contra-relógio deste sábado, no qual saiu vencedor, o cazaque Alexandre Vinokourov (Astana) afirmou ao jornal francês “L’Équipe” que é inocente e que, na verdade, é vítima de uma nova conspiração.

Ontem a organização do Tour de France anunciou que o ciclista foi pego por ter feito uma transfusão de sangue, método utilizado para “purificar” o organismo do atleta, com a intenção de melhorar seus resultados.

“Não acredito que meu teste deu positivo. Tudo isso é falso. Acho que sou vítima de uma nova consipiração. Isso é assim há meses e agora fizeram isso”, disse Vino.

Insistindo em sua inocência, o cazaque declarou que sua queda na primeira semana do Tour pode ter sido o motivo para uma “alteração” em seu organismo.

“Nunca me dopei, pois não é desta maneira que enxergo meu oficio. Isto pode ser um erro devido a minha queda. Falei com os médicos da Astana e eles me disseram que um coágulo de sangue pode ter convertido o resultado da análise. Quero saber se esta queda desequilibrou meu organismo”, apontou.

“É uma pena deixar o Tour de France desta forma, mas não quero perder tempo juntando provas sobre minha inocência, quero que expliquem para as pessoas que isso se trata de um engano”, falou Vinokourov, que deve ser reunir com um hematólogo para se defender destas acusações.

O ciclista ainda falou que especularam que o sangue que ele teria recebido viera de seu pai, entretanto, Vino ironizou os boatos. “Ouvi esse absurdo em uma rádio. Se tivesse feito isso, seria pego no doping por vodca”, encerrou.

http://prologo.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=1146&idCanal=10

       Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê. Saiba mais.