[Cevdopagem] Ciclista do Cazaquistão é pego por doping durante Volta da França

Ana Teresa Guazzelli Beltrami aninhabeltrami em yahoo.com.br
Quarta Julho 25 10:11:05 BRT 2007


24/07/2007 - 14h12  Ciclista do Cazaquistão é pego por doping durante Volta da França  
  Da EFE
Em Pau (França)
  O cilcista Alexandre Vinokurov, do Cazaquistão, foi pego num exame antidoping feito após a 13ª etapa do Tour de France, no último sábado, anunciou hoje sua equipe, a Astana.

Vinokurov venceu a corrida em questão - um contra-relógio de 54 quilômetros em Albi - mesmo tendo se machucado após uma queda sofrida durante a quinta etapa.

Segundo o site do jornal "L'Équipe", o laboratório francês de Chatenay-Malabry detectou na amostra A de sangue de Vinokurov glóbulos vermelhos de duas origens diferentes - fruto de uma transfusão feita pouco tempo antes da etapa.

Nas próximas horas, o laboratório fará a contraprova das amostras
do ciclista, que venceu também da 15ª etapa, disputada ontem e com
final em Loudenvielle.

Desde os Jogos de Atenas de 2004, as agências antidoping possuem um método de detecção de transfusões. É muito mais complicado detectar o doping sanguíneo quando é o próprio atleta que faz a introdução do sangue.

Favorito para a vitória final antes do início da prova, Vinokurov se mostrou muito longe do esperado, principalmente a partir da queda.

O ciclista sempre foi suspeito de envolvimento com esquemas de doping. Inclusive, o esteve sempre no olho do furacão do doping, sobretudo depois que o presidente da União Ciclista Internacional (UCI), o irlandês Pat McQuaid, afirmou que ele não seria um vencedor digno do Tour. 
   
  http://esporte.uol.com.br/ultimas/efe/2007/07/24/ult1777u70308.jhtm

       Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê. Saiba mais.


Mais detalhes sobre a lista de discussão cevdopagem

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.