[Cevdopagem] Botafogo desvenda 'mistério' do doping do atacante Dodô.

Ana Teresa Guazzelli Beltrami aninhabeltrami em yahoo.com.br
Sábado Julho 14 17:33:32 BRT 2007


14/07/2007 - 13h26  Botafogo desvenda 'mistério' do doping do atacante Dodô  
  Da Redação
No Rio de Janeiro
   
          Enfim, o Botafogo desvendou o "mistério" envolvendo o doping do atacante Dodô. Neste sábado, o clube anunciou que o femproporex - substância proibida encontrada na urina do jogador - foi identificado nas cápsulas de cafeína que o clube fornece aos seus atletas antes dos jogos.

  A diretoria alvinegra tomou conhecimento disso no final da noite da última sexta-feira, quando recebeu o resultado da análise dos produtos enviados ao laboratório da Universidade de São Paulo (USP). O clube também informou que a farmácia de manipulação que preparava as cápsulas de cafeína para o Botafogo foi fechada depois que a diretoria prestou queixa contra ela em uma delegacia do Rio de Janeiro.

"É até um alívio receber esses resultados. Nunca duvidamos da palavra do Dodô, assim como do nosso departamento médico, e nossa preocupação sempre foi a de investigar o que poderia ter acontecido e buscar a verdade. Sabemos agora que as cápsulas de cafeína foram contaminadas pela substância femproporex. Era fundamental saber o que estava realmente acontecendo e fomos até o final", comentou o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas.

O dirigente também explicou como as análises foram feitas. "Enviamos amostras de todos os compostos para o laborório e, tirando as de cafeína, todos deram negativo. Foram três lotes (de cafeína), sendo dois lacrados e um parcialmente utilizado. E nos três o resultado foi positivo", esclareceu.

Portanto, a suspeita levantada pela esposa de Dodô foi confirmada. Na última quarta-feira, Tatiana Lucas deu uma entrevista na qual afirmou que o clube poderia ter sido o responsável pela "contaminação" do seu marido.

"Ele [Dodô] passou uma semana inteira no clube. Não sei o que bebeu ou comeu. Se algo aconteceu foi dentro do clube, com ou sem intenção. Uma vez ele comentou que um jogador não conseguia dormir por causa de uma tal cafeína que eles tomam antes dos jogos. De uns tempos para cá, ele também passou a tomar e também passou a ter dificuldades para dormir", disse Tatiana à Rádio Globo.

Assim, a confirmação de que o femproporex estava mesmo na cafeína deixa a diretoria alvinegra em situação desconfortável. Durante a semana, Bebeto de Freitas ridicularizou a suspeita da esposa de Dodô e o vice de futebol, Carlos Augusto Montenegro, chegou a ameaçar rescindir o contrato do atacante por causa da entrevista de Tatiana Lucas.

"Não posso admitir que seja levantada qualquer suspeita de forma técnica de alguém que não tem conhecimento do que se faz no clube", dissera Bebeto.

"Estamos com o Dodô o tempo todo, desde que a instituição Botafogo seja respeitada e preservada. O clube está acima de tudo. Se alguém botar a culpa no outro para se defender, o problema fica sério e o vínculo cessa no ato", declarara Montenegro.

Dodô teve o femproporex encontrado na sua urina no exame antidoping realizado após o clássico contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, quando a equipe alvinegra venceu por 4 a 0, no Maracanã. Depois que a contraprova confirmou a presença da substância proibida, o jogador foi suspenso preventivamente por 30 dias até ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), provavelmente no dia 24 de julho. Se condenado, o atacante poderá ser suspenso por até um ano.

No entanto, baseada nessa descoberta, a diretoria do Botafogo deve tentar um efeito suspensivo para que Dodô possa atuar normalmente antes do julgamento no tribunal.
   
  http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2007/07/14/ult59u125737.jhtm

       Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê. Saiba mais.


Mais detalhes sobre a lista de discussão cevdopagem

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.