[Cevdopagem] Atletismo - Doping

Ana Teresa Guazzelli Beltrami aninhabeltrami em hotmail.com
Sexta Setembro 8 16:37:59 BRT 2006

06/09/2006 - 23h28
Contraprova dá negativo, a Marion Jones é inocentada de doping
Das agências internacionais
Em Raleigh (EUA)

A tricampeã olímpica Marion Jones, 30, foi inocentada da acusação de doping
nesta quarta-feira, quando o resultado da prova "B" de seu exame deu
negativo.

Infelizmente, por causa da divulgação da prova 'A', Marion foi acusada de
violação das regras e sua reputação foi questionada. A contraprova não
comprovou o teste 'A' e, agora, ela está livre para competir", disse o
advogado advogado Howard Jacobs, que representa a atleta.

Em agosto, foi revelado que a norte-americana havia sido flagrada no
Campeonato Nacional de atletismo, disputado em junho, para a substância EPO
(eritropoetina).

A droga, proibida pelos órgãos internacionais, havia sido detectada no exame
de sangue "A" de Jones, realizado a cerca de uma hora antes de uma de suas
provas.

Jones só seria suspensa por dois anos de qualquer tipo de competição caso a
prova "B" também apresentasse resultado positivo, o que não aconteceu.
"Estou absolutamente feliz e ansiosa para voltar às pistas", disse a atleta,
em nota oficial veiculada por seus advogados. "Eu sempre afirmei que nunca
usei drogas para melhorar meu rendimento e estou satisfeita que os processos
científicos demonstraram isso."

A competição nos EUA marcou o retorno de Jones às pistas, já que ela estava
afastada desde 2002. A volta não poderia ter sido melhor, já que ela venceu
os 100 m rasos. Ela também ia competir nos 200 m, mas, depois do
aquecimento, alegou cansaço para desistir.

A velocista, de 30 anos, vencedora de cinco medalhas nos Jogos Olímpicos de
Sydney-2000, também esteve envolvida em acusações de doping no escândalo do
laboratório Balco. Ela sempre negou ter usado substâncias proibidas para
melhorar sua performance.

http://esporte.uol.com.br/atletismo/ultimas/2006/09/06/ult66u3320.jhtm

07/09/2006 - 11h16
Contraprova isenta campeã olímpica Marion Jones de doping

RALEIGH, Estados Unidos (Reuters) - A tricampeã olímpica de atletismo Marion
Jones foi inocentada de uma acusação de doping, na noite de quarta-feira,
depois que a contraprova de uma amostra deu negativo para o uso da
substância proibida EPO.

A amostra inicial da velocista norte-americana havia dado positivo para o
uso de eritropoietina no Campeonato dos EUA, em Indianápolis, em junho. Caso
a contraprova confirmasse o resultado positivo, a atleta de 30 anos poderia
ser suspensa por dois anos.

"Estou absolutamente em êxtase", disse Jones em comunicado divulgado por seu
advogado. "Sempre mantive que eu nunca tomei substâncias para melhorar
minhas performances, e estou contente que um processo científico tenha
comprovado isso."

http://esporte.uol.com.br/ultimas/reuters/2006/09/07/ult28u46806.jhtm

08/09/2006 - 16h32
Marion Jones volta a declarar que nunca usou doping
Das agências internacionais
Em Nova York (EUA)

A velocista americana Marion Jones, que foi inocentada pela contraprova de
um teste de doping positivo para a substância EPO, voltou a afirmar nesta
sexta-feira que nunca usou doping.

"Acredito em um esporte sem doping. Jamais tomei qualquer coisa para
melhorar meu desempenho", disse Jones, ganhadora de três medalhas de ouro
nas Olimpíadas de Sydney-2000.

Jones teve um exame positivo para EPO em junho, quando venceu os 100 m rasos
no Campeonato Americano de Atletismo. Mais tarde, a contraprova deu
resultado negativo, inocentando-a.

"Estou muito feliz. A amostra B prova que não usei nenhum produto proibido",
disse a atleta.

http://esporte.uol.com.br/atletismo/ultimas/2006/09/08/ult66u3322.jhtm