[Cevdopagem] Atleta chinesa acusa treinador de espancamento

Ana Teresa Guazzelli Beltrami aninhabeltrami em hotmail.com
Quarta Outubro 11 11:59:14 BRT 2006

11/10/2006 - 10h32
Atleta chinesa acusa treinador de espancamento
Das agências internacionais
Em Pequim (China)

Sun Yingjie, maratonista chinesa punida por dois anos por doping, anunciou
nesta terça-feira que deixou seu treinador Wang Dexian porque ele a
espancava severamente com um cinto. As informações vêm da mídia local.

Wang, ex-técnico da seleção da China de atletismo, foi banido da função para
sempre por autoridades chinesas depois que Sun - medalhista de bronze nos
10.000 m no Campeonato Mundial de 2003 - testou positivo para o esteróide
androsterona em uma competição nacional em outubro passado.

Sun, mesmo punida por dois anos, continuava treinando na esperança de
disputar as Olimpíadas de Pequim, que acontecem em 2008. "Ele me bateu e me
chamou de uma criatura ingrata", justificou a atleta. "Em mais de dez anos
de espancamento, este foi o mais cruel."

"Eu estava toda machucada nas costas. Não me atrevia nem a trocar minha
roupa, eu simplesmente não conseguia tirá-las. Naquele momento, senti que as
Olimpíadas e meus sonhos já não eram importantes. Senti que a vida estava
muito cansativa", acrescentou Sun em entrevista para uma televisão chinesa.

O treinador não quis fazer comentários. "Eu não tenho mais nada a ver com
ela. Estou fora das competições", afirmou Wang.

http://esporte.uol.com.br/atletismo/ultimas/2006/10/11/ult66u3387.jhtm