[Cevdopagem] Farsa.

Sabino svloguer em terra.com.br
Sexta Outubro 6 00:54:10 BRT 2006

Prezadíssimo Nilson

Vamos supor que um atleta seja apanhado, fora de competição, por ingestão de
morfina, quando na verdade ele apenas comeu pãezinhos com semente de papoula
(caso Anderson). Isso é combater doping com eficiência?

O atleta Scheidt, quando era do Grêmio, foi apanhado por ingestão de DHEA.
alguns levantaram a dúvida sobre ser a droga endógena ou exógena. Um luminar
do COI sugeriu então ao Grêmio que o enviasse ao Canadá, pois a Dra.
Christiane Ayotte teria condições de tirar as dúvidas. Agora imagine você
que ele fosse a Montreal e de lá viesse a comunicação de que a droga era
exógena. Preciso adivinhar o que diriam?

O jovem zagueiro passaria por dopado e mentiroso, pois negava
peremptoriamente haver ingerido qualquer substância proibida.

Acontece, meu caro Nilson, que o DHEA é o hormônio-mãe e existe aos quilos
no nosso corpo. Como todos os hormônios saem do colesterol, não é difícil
imaginar que o DHEA que o incriminou poderia estar numa carne gorda e mal
passada, portanto exógena. Como você sabe, existem churascarias às toneladas
no Rio Grande do Sul.

Até quando, Nilson, vamos ter de ouvir essa lengalenga do controle
antidoping punitivo, antes ou depois ou fora de competição?

Sabino