[Cevdopagem] Juliano e Sérgio.

Sabino Vieira Loguercio svloguer em terra.com.br
Terça Agosto 16 20:50:04 BRT 2005

Ana
Entre uma Guazzelli Beltrami e um Loguercio, ou é "tutti buona gente" ou
"mafiosi".
Como meus avós eram da região de Nápoles, reconheço-me como um mafioso e não
entrego os pontos antes da qüingentésima tentativa.
E você?
Só sei que, entre dois italianos, uma discussão não se resolve num só
século.

Mas, como você já consegue ver os dois lados da moeda, o que considero um
avanço vitorioso (para os dois, é óbvio), estou mais otimista. Mais um
empurrãozinho e acabaremos uníssonos.

Acho que nosso desentendimento básico é que você considera a existência da
lei uma realidade intransponível, enquanto eu prefiro pensar que qualquer
lei não pode sobrepor-se à lei maior, se for ofensiva a esta ou dela
divergir em seus fundamentos. Além disso, a lei existente peca não só por
ter falhas, mas por emergir de uma concepção que ignora a circunstância
inarredável de ser o doping um fenômeno próprio do organismo humano.

Se você provar que o doping não se passa no interior do organismo humano, aí
eu me entrego, porque então estaremos diante de uma muralha bem mais alta e
bem mais extensa que a da China.

Ora, se o doping ocorre na profundidade de nossas entranhas, tudo que o
cerca escorre naturalmente para a esfera científica e/ou biológica, quer
queiram ou não os advogados ou os criadores da lei. E como essa verdade não
pode ser desmentida, caso contrário estaríamos falando de almofadas e
charutos, a necessidade da lei deve obrigatoriamente passar pelo
conhecimento de como se processam os feitos metabólicos, genéticos,
imunológicos, etc. Reporto-me sempre a esse argumento pétreo para explicar
minha posição.

Se uma lei antidoping inclui substâncias que não são doping, como sair desse
enredo? Qualquer dia alguém vai dizer
que Juliano foi baleado por Sérgio, que estava desarmado. É exatamente isso
que diz a lei antidoping, se considerarmos que Juliano é uma competição
qualquer e Sérgio o suposto dopado.

Se não há como comprovar doping, por tudo o que eu mencionei, não resta
outra alternativa aos legisladores do que dar prioridade aos princípios
médicos. Se você assimilar que, com a minha proposta, protege-se a
competição e os atletas, duvido que você mantenha a opinião de que uma lei
iníqua deve ser cumprida, só porque é a única que existe (para mim, o fato
de entrar em choque com as leis maiores, transforma a lei antidoping vigente
numa idéia bem-intencionada, porém impraticável). Nesse caso a pertinácia na
defesa do indefensável ultrapassa a barreira da italianidade para cair num
precipício surrealista.

Espero ansioso as provas de que o fenômeno doping não se passa no interior
do organismo humano.

Sabino