RE: [Cevdopagem] Doping genético

Andrea Ramirez aramirezfmu em yahoo.com.br
Segunda Agosto 15 14:50:47 BRT 2005


O Sabino sondou:

>No caso do doping genético, o faltoso seria afastado para sempre, pois não haveria como reverter a transformação obtida com recursos de biologia molecular.


Eu penso que:

Não temos como afirmar isto. Porém, hoje, se é difícil efetuar um doping genético, muito mais difícil seria desfazê-lo. No entanto, para o futuro, não descarto a possibilidade de alteração em um outro gene que venha a "curar" um doping genético, algo como alterar outro gene para bloquear a super expressão de uma enzima obtida por doping genético, por exemplo. 

Mais especificamente hoje sabemos que um bloqueio no gene GDF-8 inibe a síntese de miostatina, promovendo um aumento de massa muscular. O que imagino é que se um atleta tiver feito isto e quiser reverter o quadro, teremos outro gene de controle celular que, se modificado, impedirá o crescimento muscular.

Em "Português", imagino que poderemos ser, num futuro próximo, "geneticamente remendados", assim como podemos ter cicatrizes de várias cirurgias. Haverá quem queira se expor a mais (atletas), outros que não terão nenhum remendo. É por estas e outras que não vejo razão para proibir a coisa e acredito em acompanhamento genético-clinico dos atletas. 

Andréa.


__________________________________________________
Converse com seus amigos em tempo real com o Yahoo! Messenger 
http://br.download.yahoo.com/messenger/ 


Mais detalhes sobre a lista de discussão cevdopagem

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.