RE: [Cevdopagem] Isso aí, Andréa.

Ana Teresa Guazzelli Beltrami aninhabeltrami em hotmail.com
Segunda Agosto 15 00:24:06 BRT 2005

Dr Sabino, Andréa e demais listeiros

Não vejo problema em melhorar as leis existentes, se cumprirem seu papel
primordial me incluam no time! Só penso que demorará o dobro de tempo e não
sei quais seriam as conseqüências da falta de uma lei que regulamente o mal
uso das substâncias. Agora, se houver a proposta de nova lei e continuarmos
com velha, até sua aprovação, tudo bem!

Claro que absurdos acontecem, injustiças são cometidas mas peraí... eu
acredito no ser humano, na presunção da inocência, na ética profissional, na
dignidade humana (afinal escolhi o direito para defender as pessoas e não
crucifica-las! Todos têm direitos, certos ou errados, santos ou diabos....)
mas temos que obedecer a lei... não podemos ser discricionáriosl, nem fazer
justiça com as próprias mãos... Somos limitados pela lei e acredito em sua
força mas a Justiça deve prevalecer sempre.

Penso ser injusta a suspensão do Cañas (pelo que li, não tenho as provas em
mãos), por  haver problema procedimental, contradições nos depoimentos...

No caso do doping não tenho conhecimento de quem fez o papel de legislador,
mas não creio que o objetivo tenha sido acabar com a carreira dos inocentes,
e sim uma lei que visa proteger direitos coletivos sobre os individuais. Com
o doping todos perdem:
Os atletas
Os patrocinadores
O público
O Esporte

Na ética médica, há conflito entre a publicidade do exame e o sigilo dos
médicos...
Não sei como foi elaborada a lei, mas acredito que buscaram a proteção
social do esporte e da vida dos atletas, por serem sujeitos e exemplos
sociais de saúde, superação, vitória e sucesso.(prevalecendo sobre os
individuais por ser um problema de consumo de substâncias proibídas e muitas
vezes prejudiciais - cuidado social)

Não posso discutir a forma do exame (se a urina pode ser prova ou não)
porque não possuo conhecimento científico para tanto, (só entendo o que o Sr
me explicou que cada organismo tem seu metabolismo e os resultados não são
exatos como 1+1=2) mas deve ser o meio mais prático, rápido, barato e
genérico de obter um resultado...
E absolutamente, Dr Sabino, o direito só trabalha em cima das provas
obtidas... e um exame positivo de urina é uma prova para a WADA e seus
signatários.

Nâo concordo que a norma seja perfeita, somente penso necessário que haja
uma.
Afinal não acredito que “legalizar” diminua o “consumo”. O pódio é tentador
a qualquer um e nessa hora não há consciência, inteligência ou razão que
freie o instinto pela da vitória.

No ponto da dignidade humana, discordo do Sr.,  pelo menos na minha visão
(jurídica), o bem maior é a vida e entendo que foi ela que o Código quis
preservar, acima da ética médica, da saúde, da presunção da inocência, das
provas...

A pena de reclusão no sistema carcerário brasileiro é tão cruel, injusta,
marcante e desumana como 2 anos a de suspensão para um atleta.

Toda pena existe porque houve infração à regra com as provas em direito
admitidas.

Os exemplos citados serviram para illustrar o que ocorre na interpretação
fria das letras, sem o enquadramento em cada caso em particular.

Claro, uma defesa é feita nos pontos citados pelo Sr, assim como perdas e
danos morais podem ser pleiteados, não vejo óbice.

É uma questão de dialética, preparo, e muita calma com pouco tempo.

Abraço

Ana.