[Cevdopagem] Isso aí, Andréa.

Sabino Vieira Loguercio svloguer em terra.com.br
Sábado Agosto 13 02:11:31 BRT 2005

Isso aí, Andréa, leis existem para ser cumpridas e, se for possível,
melhoradas. No caso, é possível. Vamos então melhorá-las.

O que a Ana alega - e eu não lhe tiro a razão do ponto de vista jurídico - é
que, se não existem outras, que se cumpram então as que existem. Aliás você
concorda com ela. Já do ponto de vista médico, eu afianço, até perder a
força nos dedos, a voz, o jeito, a visão, a memória, a inteligência, a
sensatez, o raciocínio, o conhecimento, etc., que o teste urinário não pode
JAMAIS, EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA, CONSTITUIR PROVA DE DOPING. Só numa
perspectiva de atendimento clínico, com outros testes e outros
procedimentos, isso será possível. Qualquer exame de laboratório é mera
referência dentro de um contexto de investigação no qual se pretenda  chegar
a um diagnóstico. Encontrado este, cabe unicamente ao médico tratar o
paciente. Nunca será tarefa do médico divulgar o que detectou no interior do
organismo de alguém. Se o fizer, estará incorrendo em gravíssima falta
ética. E não há lei terrena ou celestial que possa modificar o caráter
pétreo do juramento de Hipócrates, repetido na presença de dezenas ou
centenas de testemunhas, desde o terceiro século antes de Cristo.

O caso que você e o Álvaro citam, com relação ao doping genético, é
argumento para  o que proponho, ou seja, acompanhamento médico (e não
garrote fiscalizador), com ficha clínica e todo o aparato de proteção à
saúde. O nome antidoping preventivo é apenas um selo, uma marca, um
sinal.Caso seja detectada (e comprovada) uma malandragem, o atleta que
cometeu a fraude será simplesmente afastado daquela competição. Pela ética
médica, só poderão ser revelados os motivos do afastamento se esse atleta
autorizar o médico a fazê-lo. Com isso, ganha a competição em seu
"fair-play" e salva-se o indivíduo pelo sigilo, que é sagrado para o médico,
como o mais antigo recurso para prover a dignidade das pessoas. Se for o
caso de punir, que então retirem os médicos das comissões antidoping e
deixem só aqueles juízes que adoram punir sem provas. Os juízes que
conheço - e não são poucos - só punem com base em provas cabais.

No caso do doping genético, o faltoso seria afastado para sempre, pois não
haveria como reverter a transformação obtida com recursos de biologia
molecular. A palavra, nesse assunto, é sua.
Sabino