[Cevdopagem] PUNIR SEM PROVAS.

Andréa Ramirez aramirez em fmu.br
Sexta Agosto 12 21:05:43 BRT 2005

Oi Ana, Sabino e demais,

   Eu também acho que se as normas existem, devem ser cumpridas ou
modificadadas para melhorá-las... e se antidoping punitivo não é bom,
que seja substituido, oras. Eu não tenho capacidade para mudar Leis,
isto é com vocês advogados :-)

   Mas no tocante ao doping genético, segue trecho interessante de um
artigo meu com o Alvaro (no prelo) que mostra opinião contraditória da
WADA, que por sua vez, ao mesmo tempo que impede que o mesmo ocorra,
também considera a possibilidade de acompanhamento genético
longitudinal de atletas. Seria punir COM provas e PREVENTIVAMENTE?

    (...) Segundo Olivier Rabin, diretor científico da WADA em 2004,
idealmente cada atleta deveria submeter um “passaporte” biológico
contendo informações genéticas sobre sua bioquímica. Ao encontrar
alguma anormalidade, os atletas poderiam ser clinicamente
acompanhados. A técnica de microarrays, que mede quantitativamente a
expressão de milhares de genes de uma só vez, poderia detectar neste
“passaporte”, a expressão de genes extras ou alterados, resultantes do
doping genético. No momento estes testes ainda são muito dispendiosos
(Vogel, 2004).

VOGEL, G.  A race to the starting line. Science 305(5684): 632-5, 2004.

    Afinal, alguém na lista é membro da WADA para explicar a posição da
Instituição a respeito de antidoping preventivo versus punitivo?

    Abs, Andréa.
PS. Valeu Roberto!