[Cevdopagem] PUNIR SEM PROVAS.

Sabino Vieira Loguercio svloguer em terra.com.br
Sexta Agosto 12 20:39:57 BRT 2005

Querida Aninha
Não se trata de cumprir ou não cumprir normas.
A questão resume-se em PUNIR SEM PROVAS.
A não ser que punir sem provas seja alguma conquista do direito moderno que
eu desconheço.

Se a efetiva implementação da lei está prevista para 2006, então há tempo
para pessoas inteligentes, como você, agirem para mudar o enfoque.

Quanto à dignidade humana, não posso concordar com a afirmação de que as
leis do antidoping punitivo visam a salvaguardar o bem da vida. No tocante à
dignidade humana, a que você se refere, creia Ana, não há forma de proteger
a saúde de um ser humano pelo caminho da total ofensa à ética médica. Nos
exemplos amealhados por você, certamente não se condena à pena de morte uma
coitada que surripiou um pão do supermercado, enquanto a punição, por dois
anos, para quem não cometeu nenhuma infração no atletismo, corresponde a uma
sentença de morte do ponto de vista moral, psicológico, físico e ético, com
repercussões irremediáveis sobre aquilo que as leis da WADA querem,
pretensamente, defender: a saúde dos atletas. Veja só que ironia e que
hipocrisia !!!

- Queremos proteger sua saúde. Então tome lá: dois anos de gancho !!! As
provas? Para quê? Ponha-as no lixo !!!

Não há qualquer relação do tema doping com os exemplos que você citou. Num
caso como o da Maurren, em que a inocência foi de tal forma gritante que ATÉ
O DR. DE ROSE admitiu-a, não cabia nem mesmo advertência, assim como a pena
para quem rouba um "shampoo" não será certamente trinta anos de cadeia. Mas,
na realidade, a Maurren foi privada do maior de todos os direitos, aquele
que se sobrepõe a qualquer desígnio da WADA, do COI, da FIFA, da IAAF ou de
quem quer que seja, mesmo que um milhão de países assinem trilhões de termos
de concordância: o direito de viver do seu trabalho.

Sem contar as perdas e danos morais, que me parece o caminho de reparação a
ser seguido  pelos injustiçados, como o Cañas, que você alinhou há poucos
dias, mais de uma vez, como vítima de - agora digo eu - uma ação torpe e
inqualificável. Para tanto, basta que  advogados, com o suficiente
embasamento, suscitem ações contra o genocídio nazista da WADA, para
desmascará-la de uma vez por todas.  Só no Brasil existem alguns milhares de
advogados com essas qualificações. Aqui na lista já entrei em contato com
vários, inclusive você, que a coordena. E o Brasil é suficientemente grande
entre as nações para iniciar um processo dessa ordem. Basta arrancar vontade
política dos bem-intencionados. Nosso país só assinou o tal termo da WADA
por medo de ficar fora das competições. Era pegar ou largar. Então o Dr. De
Rose pegou. Assim como o Brasil, muitos outros agiram com o mesmo temor.

Estou pronto para sua contestação. Agora é que começou a ficar bom.

Sabino