Re: [Cevdopagem] Claro que água não é doping. Nenhum diurético o é.

Ana Teresa Guazzelli Beltrami aninhabeltrami em hotmail.com
Sexta Agosto 12 14:35:44 BRT 2005

Prezados listeiros, Dr Sabino, Andréia e Roberto...

Minha opinião é a mesma: se a norma existe e foi regulamentada pelos
signatários deve ser cumprida!

Praticamente todas as Federações Internacionais aceitaram o Código e exatos
172 países já o regulamentaram ou se comprometeram a faze-lo até Turim/2006.
Não tem para onde correr!! Vai ser eficiente, prático e rápido mudar a
norma?

A WADA foi criada em 1999, o Código Mundial Antidoping é de 2003, vigente
desde 2004 e o prazo para efetiva implementação é até 2006. Uma mudança será
para quando?

Se a lei é justa? Nenhuma o é em sua totalidade, depende da interpretação
que é feita, afinal em cada cabeça, uma sentença!

“João” processado e condenado por furto qualificado. Crime: furtou do pé
meio saquinho de ACEROLA. (éé.... aquele saquinho plástico de
supermercado!!!)
“Maria” processada e condenada por furto. Crime: furtou um shampoo e um
condicionador de estabelecimento comercial.
Hoje quantos inocentes estão no corredor da morte?
E os grandes sonegadores fiscais? Os responsáveis por desvio de verbas
públicas, estão cumprindo pena?

Erro, negligência de quem? Do defensor, do legislador, do sistema, da
sentença do Juiz?

A solução para esses casos reais é a mesma para a questão do doping: Bom
senso, estudo e preparo dos responsáveis pelo processo e julgamento dos
casos concretos, tanto no desporto quanto na Justiça Comum. A advocacia não
é feita de exemplos “redondinhos” como na faculdade, por isso o trabalho do
advogado é apaixonante, mas balizado conforme a LEI.

Dignidade Humana.... se não existisse o controle antidoping, quantos não
teriam morrido em experiências mirabolantes as custas do pódio? Hitler não
tentou inúmeras façanhas para provar a supremacia ariana? O maior bem é o
direito à vida, e se protege-la não se enquadra em dignidade humana, é o
que? O estado tem o dever de proteger o homem, inclusive dele mesmo! Afinal
Hobbes já disse que “ o homem é o lobo do próprio homem”...

Abraço a todos

Ana.