RES: [Cevdopagem] Claro que água não é doping. Nenhum diurético o é.

Roberto Marcelino Hermida Caselli Lengruber rhermida em fadelgiordano.com.br
Sexta Agosto 12 11:07:36 BRT 2005

Prezado Dr. Sabino,

Fico extremamente lisonjeado com o e-mail e, principalmente, com a convocação.

Hoje se aplica o princípio do "in dubio pro WADA", desculpem o trocadilho, mas é um absurdo punir um atleta por erro de terceiros ou sem provar que o mesmo desejou se dopar.

Um grande abraço do amigo,

Roberto Caselli

-----Mensagem original-----
De: cevdopagem-bounces em listas.cev.org.br [mailto:cevdopagem-bounces em listas.cev.org.br] Em nome de Sabino Vieira Loguercio
Para: Abordagem interdisciplinar da dopagem
Assunto: Re: [Cevdopagem] Claro que água não é doping. Nenhum diurético o é.

Ana
Eis aí outro advogado que merece ser ouvido: Roberto Caselli.
Um dia ainda formaremos uma procissão para derrubar os conceitos abstrusos
emanados de entidades esportivas, que comandam leis e vidas a seu
bel-prazer.
Não dá para defender o cumprimento de leis se elas são absurdas.
Parece que os responsáveis por tais anomalias ainda não sabem que o fenômeno
doping ocorre no interior do corpo humano e, por isso, há mil razões para
que um resultado seja falso, como já mostrei diversas vezes aqui. Não sei o
que é pior: se isso ou se os critérios utilizados para compor a lista
antidoping.
Saúdo a intervenção do Caselli e convoco-o, informalmente é claro, para que
continue denunciando essas loucuras que a WADA chama de leis antidoping. e o
pior, Ana, é que alguns advogados as aprovam, sob a alegação de que, na
falta de outras, que se cumpram essas. Mesmo que sejam a negação de tudo o
que a raça humana levou anos para constrir: a dignidade do ser humano.

Só para que os não médicos entendam: os diuréticos são colocados na lista
porque uma diurese aumentada pode mascarar a presença de outras substâncias.
É nesse sentido que o Caselli e eu dizemos que só falta mesmo incluírem a
água na relação antidoping.

Sabino