RES: [Cevdopagem] Claro que água não é doping. Nenhum diurético o é.

Roberto Marcelino Hermida Caselli Lengruber rhermida em fadelgiordano.com.br
Quinta Agosto 11 17:01:38 BRT 2005

Amigos,

Inicialmente, cumpre ressaltar, que minha opinião foi uma especulação sobre o tema.

No que diz respeito à diurese, não sou médico, nem bioquímico, mas li alguma coisa sobre o assunto para saber lidar com alguns casos que possam surgir no futuro, desta forma, envio-lhes as referências bibliográficas sobre o referido assunto:

Lyons, T.P., Riedesel, M.L., Meuli, L.E., Chick, T.W. (1990). Effects of glycerol-induced
hyperhydration prior to exercise in the heat on sweating and core temperature. Medicine and
Science in Sports and Exercise, 22, 477-483.

Noakes, T.D. (1993). Fluid replacement during exercise. Exercise Sport Science Review, 21, 297-
330.

Koenigsberg, P.S., Martin, K.K., Hlava, H.R., Riedesel, M.L. (1995). Sustained hyperhydration with
glycerol ingestion. Life Sciences, 5, 645-653.

Gaw, A.; Cowan, R. A.; O'Reilly, D.S.J.; Stewart, M.J.; Shepherd, J. CLINICAL BIOCHEMISTRY:
An illustrated colour text. ed. Churchill Livingstone, 2ª ed., 1999.

Sherman, W. M. et al: Effect of exercise-diet manipulation on muscle glycogen and its subsequent
utilization during performance. Journal of Sports Medicine., 2:114, 1981

Artigo Vitamina C pg 80 Livro: Musculação - Anabolismo TOTAL.
Autor: Waldemar Marques Guimarães Neto Editora: Phorte Editora LTDA.

O debate está excelente!!

Abraços a todos.