[Cevdopagem] Cañas acusa e organização de Acapulco se defende

Ana Teresa Guazzelli Beltrami aninhabeltrami em hotmail.com
Quinta Agosto 11 16:19:09 BRT 2005

Pessoal é so falar que o assunto aparece
Abraço
Ana.

Cañas acusa e organização de Acapulco se defende

11/08/2005 às 15h52
Buenos Aires (Argentina) - Suspenso por dois anos depois de ser flagrado no
antidoping, o argentino Guillermo Cañas se declarou inocente e abriu fogo
contra a ATP. Condenado pelo uso de diuréticos, que não aumentam o
desempenho físico mas podem mascarar substâncias proibidas, ele culpou o
médico do torneio de Acapulco e disse que a decisão do tribunal foi
"política".

Segundo a versão do tenista, no evento mexicano ele pediu auxílio à equipe
médica oficial da competição, que teria lhe receitado e fornecido o remédio
responsável pela reprovação no exame antidoping. "Sou inocente, não tenho
nada o que esconder, como eles supõem, porque não tomei nada para tirar
vantagem esportiva", se defendeu.

Na contramão da explicação do atleta, o diretor do torneio de Acapulco Raul
Zurutuza negou que ele tenha sido examinado ou aconselhado pela equipe do
torneio. "Guillermo Cañas jamais foi atendido pelo nosso departamento
médico", garantiu. "Se tivéssemos errado, seríamos os primeiros a
reconhecer, principalmente com alguém como ele".

O número 10 do mundo rebateu o diretor e responsabilizou o evento por seu
atendimento não ter sido registrado. "O doutor esteve com mais de 30 pessoas
e pode ser que tenha se esquecido de registrar a minha passagem, já que o
Mario Mercader, que é o médico oficial, naquele dia estava fazendo
atendimentos em quadra". Quem supostamente cuidou de Cañas foi o mexicano
Salvador Chinchilla.

"A mim estão dando pena máxima, mas a Graydon Olivier (um duplista
norte-americano), que foi pego com a mesma substância que eu, deram apenas
dois meses. Punir um top dez é algo para dar o exemplo", esbravejou o
quadrifinalista de Roland Garros em 2005. "Há mais de dez anos sou
profissional, já passei por 80 controles de doping, cinco de surpresa, e
nunca fui pego. Sou limpo".