[Cevdopagem] Doping noTenis

Darwin Ianuskiewtz darwin em darwin.pro.br
Terça Março 23 07:29:56 BRT 2004


Pessoal : repassando mensagem do Prof. Antonio Roberto da CevEtica.

Dúvidas sobre origem da nandrolona
Agência Mundial prepara relatório sobre "doping" no ténis
 
  PUBLICO.PT, PÚBLICO 
O presidente da Agência Mundial Antidopagem (AMA) vai apresentar dentro de duas semanas um relatório os controlos "antidoping" positivos no ténis, que detectaram nandrolona mas não deram origem a penalizações por alegadamente terem sido causados por suplementos nutricionais contaminados, distribuídos pelos próprios técnicos da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

A polémica foi levantada por Greg Rusedski quando, no início de Janeiro, se defendeu publicamente de uma acusação de "doping". O britânico revelou que foram recolhidas 47 amostras com nandrolona dos 120 melhores tenistas mundiais, todas com "identidades analíticas semelhantes", e questionou porque foi acusado e os restantes tenistas não.

A ATP não respondeu às acusações de Rusedski, mas admitiu que suplementos nutricionais contaminados possam estar na origem do "número sem precedentes de amostras de tenistas com vestígios do esteróide nandrolona ou dos seus percursores 19-nor". "A investigação não conseguiu determinar a fonte concreta dos testes positivos dos jogadores e foi incapaz de excluir a possibilidade de a contaminação ter sido causada por um suplemento dado aos tenistas pelos treinadores do ATP Tour. Desde que os técnicos pararam de distribuir vitaminas e produtos nutricionais em Maio, a presença de nandrolona em testes diminuiu largamente", afirmou em comunicado o organismo que rege o ténis masculino.

A AMA reagiu de imediato, considerando que é precisamente o facto de se ter registado um teste positivo duas semanas depois de os treinadores terem parado de distribuir suplementos que "destrona os argumentos" da ATP. "A teoria que eles [dirigentes do ténis] desenvolveram e esteve na base da ilibação de atletas pode estar incorrecta. Preocupa-nos que, de facto, a nandrolona tenha outra origem. As explicações aceites pela ATP têm falta de rigor e certeza científica", afirmou à Associated Press o director-geral do organismo, David Howman.

Ontem, em entrevista ao jornal "Observer", o presidente da AMA, Richard Pound, confirmou a posição de Howman e adiantou que a ATP poderá reabrir o processo de Rusedski, inocentado no início deste mês.

Pound considerou ainda "absurda" a alegação de Rusedski, segundo a qual ninguém o avisou no sentido de evitar o uso do esteróide nandrolona, chegando mesmo a afirmar: "Não se trata de um miúdo de 12 anos, mas de um profissional de 30 anos que está claramente consciente dos casos em que se registaram casos positivos e agora vem dizer: vocês não me avisara 



---

Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).
Version: 6.0.638 / Virus Database: 409 - Release Date: 21/03/2004
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.cev.org.br/pipermail/cevdopagem/attachments/20040323/35621fd0/attachment.htm


Mais detalhes sobre a lista de discussão cevdopagem

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.