[Cevdopagem] Processo contra equipe deteve cinco pessoas

Caio Contador cbagaiolo em yahoo.com.br
Sexta Março 19 23:54:34 BRT 2004

Caros colegas,
Tentando compriender a representação e a significância destes atletas dentro da sociedade concordo com os argumentos levantados pelos companheiros ao dizer que fica uma dúvida a respeito da existência de super atletas. Será que eles são pré-fabricados? Será que eles existem?
Vejo que essa é uma pergunta que não se calará, uma vez que com o surgimento, quase que inevitável, do doping genético nossa função se tornará cada vez mais difícil.
Porém generalizar não é a melhor maneira de se encarar os fatos, acredito que devemos abrir mais o jogo. Se o L. Armstrong faz uso de um artifício que não está na lista de substâncias dopantes da WADA ele está correto, agora se esta substância vir a entrar na lista ele, e os outros que fizerem o uso, deverão abdicar da substância ou serem punidos.
A questão do doping vai além do rendimento e do incentivo $$ das marcas esportivas. Vejo o doping como uma influência moral negativa em uma sociedade que tem seus valores cada vez mais abalados. Se as referências burlam as leis por que eu, um simples mortal, não burlaria?
Abraço,
Caio Bagaiolo Contador

Alvaro Ribeiro <alvaro em cev.org.br> wrote:
Caio(s), Rogerio e demais colegas,
Um ponto interessante e' o caso do Lance Armstrong. Talvez, sengundo ele
acredita, o/um dos atleta(s) mais controlado(s) do planeta. Tambem pudera,
5 vezes capeao do Tour de France (tentando um inedito hexa este ano). Ja'
discutimos isto aqui na lista.
O L.Armstrong, e' preciso dize-lo, jamais teve sequer um resultado
positivo. Ele faz uso das Tendas Hipoxicas, mas, em que pesem opinioes
divergentes sobre a legitimidade da tecnica do ponto de vista etico, nao
se trata de doping, quer dizer, esta tecnica nao figura na Lista de
Susbstancias e Metodos Proibidos da AMA, em vigor desde 1/1/2004.
A proposito, interessante ver a carta aberta divulgada por Armstrong na
sequencia das declaracoes de Richard Pound, presidente da AMA, ao jornal
frances "Le Monde" e tambem a resposta de Pound (disponivel no site da AMA
- www.wada-ama.org.br).
A ciencia nos mostra cada dia mais claramente que "a verdade de ontem e' a
mentira de amanha", mas em tempos onde nao temos certeza de muita coisa e'
preciso acreditar em algo. Neste sentido, acreditar que ha esporte sem
doping e' fundamental para se manter a credibilidade/imprevisibilidade do
esporte de competicao e seus resultados ou, ainda, para se difundir os
valores intrinsecos ao esporte enquanto ferramenta para o desenvolvimento
integral do ser-humano. Afinal, dizer que "todos se dopam" e' uma
generalizacao que tem o mesmo valor que dizer que "ninguem se dopa"...
Alvaro