[Cevdopagem] Processo contra equipe deteve cinco pessoas

Alvaro Ribeiro alvaro em cev.org.br
Quinta Março 18 06:30:39 BRT 2004

Caio(s), Rogerio e demais colegas,
Um ponto interessante e' o caso do Lance Armstrong. Talvez, sengundo ele
acredita, o/um dos atleta(s) mais controlado(s) do planeta. Tambem pudera,
5 vezes capeao do Tour de France (tentando um inedito hexa este ano). Ja'
discutimos isto aqui na lista.
O L.Armstrong, e' preciso dize-lo, jamais teve sequer um resultado
positivo. Ele faz uso das Tendas Hipoxicas, mas, em que pesem opinioes
divergentes sobre a legitimidade da tecnica do ponto de vista etico, nao
se trata de doping, quer dizer, esta tecnica nao figura na Lista de
Susbstancias e Metodos Proibidos da AMA, em vigor desde 1/1/2004.
A proposito, interessante ver a carta aberta divulgada por Armstrong na
sequencia das declaracoes de Richard Pound, presidente da AMA, ao jornal
frances "Le Monde" e tambem a resposta de Pound (disponivel no site da AMA
- www.wada-ama.org.br).
A ciencia nos mostra cada dia mais claramente que "a verdade de ontem e' a
mentira de amanha", mas em tempos onde nao temos certeza de muita coisa e'
preciso acreditar em algo. Neste sentido, acreditar que ha esporte sem
doping e' fundamental para se manter a credibilidade/imprevisibilidade do
esporte de competicao e seus resultados ou, ainda, para se difundir os
valores intrinsecos ao esporte enquanto ferramenta para o desenvolvimento
integral do ser-humano. Afinal, dizer que "todos se dopam" e' uma
generalizacao que tem o mesmo valor que dizer que "ninguem se dopa"...
Alvaro