[Cevdopagem] brasil e modelo mundial antidoping

Gabriela Autran Dourado D. Nicacio gabiautran em terra.com.br
Quinta Abril 29 09:38:27 BRT 2004


      Brasil é modelo mundial em exame antidoping
      28/04/04 17:10
     

      O Brasil é uma das referências mundiais no controle de dopagem de atletas. A informação é do ministro do Esporte Agnelo Queiroz. Segundo ele, "no ano passado, foram realizados quatro mil exames antidoping, que levaram o país a ser considerado modelo para o resto do mundo". 

      O ranking é liderado pela Itália e Espanha, que fazem anualmente cerca de 10 mil exames desse tipo. "Os 2975 exames realizados em jogadores de futebol profissional, a média de casos positivos de doping foi de 0,27%, considerada muito pequena em relação à média mundial, que é de 0,5%", informa o professor Eduardo De Rose, especialista no assunto. 

      "Esses dados animadores mostram que os atletas brasileiros estão se preocupados, acima de tudo, com a saúde deles, preservando o esporte no Brasil", completa o ministro. 

      As informações foram dadas durante a 6ª Reunião do Conselho Nacional do Esporte, realizada na manhã desta quarta-feira, no Ministério do Esporte. No encontro, foi aprovada a nova resolução do Conselho que prevê novas regras na fiscalização da dopagem no Brasil. "A partir de agora, vamos encaminhar a nova resolução para todas as entidades ligadas ao esporte. Com isso, esperamos que os registros de doping em atletas reduzam ainda mais", adianta o ministro.

      O uso de medicamentos que alteram o metabolismo corporal em atletas pode ser considerado doping, que é o estimulante para o melhor desempenho no esporte. Desde 1985, a antiga legislação que regulamentava a dopagem no Brasil estava em vigor.

      Fonte: AGÊNCIA BRASIL
     
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.cev.org.br/pipermail/cevdopagem/attachments/20040429/3019ffd8/attachment.htm


Mais detalhes sobre a lista de discussão cevdopagem

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.