[Cevdopagem] EMPRESA FRANCESA SUSPENDE EQUIPE COFIDIS

Ribeiro, Alvaro alvaro em cev.org.br
Quinta Abril 15 10:42:19 BRT 2004

Rogerio e cols,
No plano "REPRESSIVO", eu optaria por:
a) 'Sufocar' economicamente a "fabricacao" e o "trafico" atraves de acoes
conjuntas das policias locais de todos os paises (o que pressuporia um banco
de dados gigantesco) alem de uma uniformizacao na legislacao penal desses
paises).
b) 'Responsabilizar' os profissionais que gravitam em torno do esportista nos
respectivos Tribunais de Etica Profissional e penalmente se for o caso.
c) 'Punir' os atletas, ponto. Sem persegui-los de forma atroz. E mais: em caso
de dependencia 'a substancia (qualquer que seja a dependencia e/ou a
substancia) seria necessario um acompanhamento medico e psicologico.
Com efeito, vale notar que estas questoes ultrapassam largamente aquilo que
porventura possa ocorrer nas fronteiras do Esporte. Nos estamos falando de
vidas/historias, e as interacoes complexas de causas e efeitos deste fenomeno
nao nos autoriza a pensa-lo como somente aquilo que e' flagrado em exames
relacionados 'as competicoes esportivas (dentro ou fora delas). Ate' para nao
corrermos o risco de transformar atletas com problemas no problema
propriamente dito.
[]'s
Alvaro http://www.cev.org.br/qq/pagina.asp?cod=8626